Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2010 - 12h18

Polícia identifica dono da digital suspeita de furto de Portinari em Pernambuco

Publicidade

GIULIANA MIRANDA
DE SÃO PAULO

A perícia nas impressões digitais encontradas em um pedaço de fita adesiva usado no furto da tela "Enterro", de Cândido Portinari, mostrou que as marcas pertencem a apenas uma pessoa, que já foi identificada, afirmou o delegado responsável pelo caso, Manoel Martins.

Divulgação
A obra "Enterro", de Portinari, foi furtada de museu em Olinda (PE)
A obra "Enterro", de Cândido Portinari, que foi furtada do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, em Olinda

A Polícia Civil de Pernambuco recebeu o laudo do ITB (Instituto Tavares Buril) na noite de segunda-feira. Os peritos compararam as digitais encontradas no local do crime com as de funcionários e de parte dos visitantes do museu no dia do furto. A tela foi furtada há duas semanas.

"Não posso dar mais detalhes para não comprometer a investigação, mas nós esperamos ouvir o dono das digitais", disse o delegado.

O ladrão recortou o quadro da moldura e usou a fita para prendê-la à tábua que lacra uma das janelas do museu. De acordo com Martins, isso foi feito provavelmente para retardar a descoberta do crime.

Os funcionários do museu só perceberam a ausência da obra por volta das 17h30, quando se preparavam para fechar o local.

TELA

O quadro --um óleo sobre madeira de 24,5 x 33,5 cm, pintado em 1959-- foi levado há duas semanas do MAC (Museu de Arte Contemporânea) de Olinda (região metropolitana de Recife), em Pernambuco.

No local, trabalham apenas quatro seguranças, divididos em turnos e não há câmeras de segurança ou alarmes.

Avaliada em R$ 1,2 milhão, a obra integrava a coleção do jornalista Assis Chateaubriand (1892-1968) e havia sido doada para compor o acervo que originou o museu, em 1966.

Na semana passada, a Interpol incluiu o quadro em seu banco de dados de obras desaparecidas. Policiais de vários países, além de colecionadores de arte e profissionais do mercado têm acesso à lista.

Um disque-denúncia mantido por uma ONG do Estado está oferecendo recompensa de R$ 5.000 para quem tiver informações sobre o crime.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página