Publicidade
Publicidade
Google diz que há 130 milhões de livros no mundo
Publicidade
DE SÃO PAULO
Uma pesquisa realizada pelo Google na semana passada divulgou que há 129.864.880 de livros no mundo. A pesquisa teve como base o Google Books, projeto de digitalização de livros da empresa.
Para chegar ao número, o Google coletou informações com mais de 150 fontes do mundo, incluindo bibliotecas, livrarias, catálogos coletivos nacionais e provedores comerciais.
O primeiro resultado desta triagem apontou a existência de quase 600 milhões de volumes no mundo.
A segunda etapa da contagem tentou identificar as várias edições de um mesmo livro ou então obras que são lançadas por editoras diferentes, com nomes distintos.
Segundo a equipe da pesquisa, o livro "Programando em Perl, 3ª edição", por exemplo, tem 96 registros diferentes em 46 fornecedores. Outro caso é "At the Mountains of Madness and Other Tales of Terror", de H.P. Lovecraft, lançado nos EUA por duas editoras diferentes.
Após a nova apuração, a quantidade caiu para 210 milhões de obras diferentes no mundo. Houve então uma nova avaliação, que excluiu textos impressos como relatórios, transcrição de gravações, mapas e outras publicações que não poderiam ser classificadas como livro.
O Google calculou, por fim, 146 milhões de exemplares impressos e encadernados. A última etapa da pesquisa excluiu documentos governamentais e folhetins e artigos autônomos que, na verdade, foram idealizados como um volume único.
Chegou-se ao número de 129.864.880 de livros diferentes no mundo. Os dados referem-se, porém, apenas até o último domingo.
Segundo o Google, o ISBN, sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, foi apenas parcialmente considerado pela pesquisa, porque só passou a ser amplamente adotado no mundo no início dos anos 1970.
Com agências internacionais
+ notícias sobre livros
- Textos íntimos escritos por Marilyn Monroe serão reunidos em livro
- "Não sou um político, não falo em nome de um povo", diz escritora Wendy Guerra
- Jornais sobreviverão às mídias digitais, afirmam debatedores da Flip
+ notícias da Ilustrada
- Coletânea traz sátira de Mauricio de Sousa à vida adulta
- Para Bial, 'Big Brother' é cultura tanto quanto Guimarães Rosa
- Confira os livros que viram filme em fevereiro
- Autor reúne a 'fina flor da sabedoria' do 'BBB'
- "Só perderia peso se afetasse minha vida sexual", diz cantora Adele
- Dicionário Houaiss na nova ortografia de R$ 269,00 por R$ 180,30; economize 30%!
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Filha de Wando impede Agnaldo Timóteo de falar em velório
- Lagerfeld diz que é fã de Adele após chamar cantora de gorda
- Emissora confirma que "House" acaba após a temporada atual
- Fãs se despedem de Wando em velório em BH
- Venda de ingressos para shows de Morrissey em SP e Rio começa sexta
+ Comentadas
- "House" não terá nova temporada, diz revista
- Filha de Wando impede Agnaldo Timóteo de falar em velório
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos
Atendimento ao Assinante | ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Câmeras Sony
Home Theater
Calculadora
Celulares
Filmadora