Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2010 - 17h25

Festival de Veneza aposta em rebeldes e cineastas jovens

Publicidade

DA REUTERS, EM VENEZA

O festival de cinema de Veneza busca compensar a falta de grandes estrelas este ano com uma lista de diretores jovens e a aparição de algumas das mais enigmáticas figuras de Hollywood.

Com Quentin Tarantino como o presidente do júri que entrega o cobiçado Leão de Ouro parece que, mais do que a realeza do cinema, são os rebeldes e dissidentes os que estão destinados a levar os prêmios no festival que ocorre entre 1 e 11 de setembro.

"De certa forma, Veneza poderia ficar de pé e dizer 'convidamos alguns dos norte-americanos mais ousados, como Vincent Gallo e Monte Hellman, por exemplo' ", disse Jay Weissberg, crítico de cinema para a publicação "Variety" da Itália.

Matt Sayles/AP
Quentin Tarantino
Diretor Quentin Tarantino será presidente do júri no Festival de Veneza deste ano

Trata-se de uma aposta calculada num momento em que Veneza, o festival de cinema mais antigo do mundo e um dos mais prestigiados, enfrenta a competição de Toronto, que coincide parcialmente com o encontro na Itália e apresenta muitos dos mesmos filmes.

Toronto, com sua localização norte-americana, custos relativamente baixos e a presença de numerosos executivos da indústria na busca de acordos, converteu-se em uma alternativa tentadora para estúdios que buscam exibir seus filmes num momento em que os prêmios cinematográficos não-oficiais avançam consideravelmente.

POUCAS CELEBRIDADES

Entre as estrelas esperadas em Veneza este ano estão Natalie Portman, Helen Mirren, Ben Affleck, Catherine Deneuve e Tarantino. E, segundo a Hollywood Reporter, "ainda está longe dos elencos recheados de celebridades dos anos passados".

Pelo menos a juventude está do lado de Veneza, com uma média relativamente baixa de 47 anos entre as idades dos realizadores na competição.

Entre eles está Darren Aronofsky, de 41 anos, ganhador do Leão de Ouro em 2008 com "The Wrestler", que este ano apresenta "Black Swan", um drama psicológico cujo tema central é o balé e é protagonizado por Natalie Portman.

Na competição está também Sofia Coppola, de 39 anos e ganhadora de um Oscar, com "Somewhere".

No outro extremo da faixa etária aparece Monte Hellman, de 78 anos, que compete com o drama criminal de baixo orçamento "Road to Nowhere", e o cineasta polonês Jerzy Skolimowski, de 72 anos, com a fita "Essential Killing".

"Machete", de Robert Rodrigues, que participa fora da competição, também recebeu destaque. No elenco do filme de ação rodado na fronteira mexicano-estadounidense estão Jessica Alba, Don Johnson, Lindsay Lohan e Robert De Niro.

"Com o México, a imigração e a guerra às drogas ocupando as primeiras páginas na imprensa nos Estados Unidos, "Machete" provavelmente deve chamar a atenção", disse Sheri Jennings, da Screen International.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página