Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 09h29

Mostra de Cinema de SP é encerrada hoje com premiação

Publicidade

ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

A partir de amanhã, o corre-corre de cinéfilos que, nas últimas duas semanas, marcou a paisagem da região da avenida Paulista, será aplacado. É que chega ao fim, na noite de hoje, a maratona que colocou cerca de 400 filmes nas telas da cidade.

Na cerimônia de encerramento, na Cinemateca, serão conhecidos os vencedores do troféu Bandeira Paulista. Depois da premiação, será exibido o comentadíssimo "Rede Social", de David Fincher.

O prêmio toma como ponto de partida a votação do próprio público, que dá notas para os filmes ao fim de cada sessão. De uma lista de 12 ficções e sete documentários, sairão os vencedores das categorias melhor filme, direção, ator, documentário e menção honrosa.

A escolha ficou a cargo de um júri que, neste ano, está particularmente forte, com nomes que vão do cineasta Alan Parker aos críticos Carlo di Carlo e Michel Ciment.

Dentre as ficções, um só brasileiro que é, na verdade, meio brasileiro, meio dinamarquês, apareceu na lista. Trata-se de "Rosa Morena", dirigido pelo capixaba Carlos Oliveira que, há dez anos, vive em Copenhague.

Estreia de Oliveira no longa-metragem, "Rosa Morena" conta a história de um dinamarquês gay que vem ao Brasil adotar uma criança.

O papel principal coube a Anders Berthelsen, que Oliveira define como um Antônio Fagundes da Dinamarca. Ele já foi visto pelo público brasileiro em filmes como "Mifune" e "Italiano para Principiantes".

"Meu grande medo era o filme ser visto como mais um filme estrangeiro sobre o Brasil", diz Oliveira. A votação do público indica que isso não aconteceu.

Entre os documentários, há dois nacionais: "Camponeses do Araguaia" e "O Samba que Mora em Mim".

Divulgação
Cena do filme "A Rede Social"
Cena do filme "A Rede Social"

SEGUNDA CHANCE

Àqueles que estão se lamentando por não ter visto nada ou ter visto pouco, o fim da Mostra significa, também, uma segunda chance. É que neste final de semana acontece a chamada repescagem.

A lista inclui alguns dos finalistas, como "Abel", "A Árvore", e "Beyond", e os longos e imperdíveis "Mistérios de Lisboa", de Raoul Ruiz, e "Carlos", de Olivier Assayas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página