Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2010 - 07h37

Veja cinco destaques da Comicon, que acontece no Rio

Publicidade

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Começou ontem a primeira edição da Rio Comicon, encontro visto como espécie de continuação da Bienal Internacional dos Quadrinhos, cuja última edição ocorreu em 1997. As atividades se encerram neste domingo.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
"Eu me proponho mesmo a excitar", afirma quadrinista Milo Manara

O "Comic Convention" no nome da feira lembra a tradicional San Diego Comic-Con, realizada em julho nos EUA, pautada pelo mercado norte-americano. Mas a versão brasileira quer mesmo é parecer europeia, à semelhança da feira de Angoulême (em janeiro, na França).

Entre os convidados da Rio Comicon estão mestres dos quadrinhos franceses, ingleses e italianos, sinal do investimento em uma abordagem mais autoral das HQs, típica da produção da Europa.

Confira abaixo cinco pontos altos da programação do evento.

Dia 12, às 20h

Kevin O'Neill fala sobre quadrinhos ingleses. Ele é o desenhista de "A Liga Extraordinária", e é também um dos convidados de maior destaque da feira. Aproveite para perguntar sobre as peculiaridades do mercado britânico, pautado pelo humor negro típico do país.

Dia 13, às 14h

Interessado nas novidades do mercado brasileiro? Vá ouvir Fábio Moon, Gabriel Bá e Rafael Grampá. Esses artistas estão dando certo não só aqui dentro, mas também no exterior.

Dia 13, às 20h

Milo Manara, mestre dos quadrinhos eróticos, fala ao público sobre carreira e obra. O quadrinista, italiano, começou desenhando os chamados "fumetti", gibis impressos em papel de baixa qualidade e vendidos em banca de jornal. Mas, queridinho do mercado franco-belga, pode falar também dos livros luxuosos publicados na França, chamados "bande dessinée".

Dia 14, às 14h

Acompanhe a palestra "Como o Japão Reinventou os Quadrinhos", em que Paul Gravett, especialista em HQs, faz palestra sobre mangás. Ele é autor de livros de referência sobre quadrinhos, então guarde as perguntas teóricas para ele.

Dia 14, às 16h30

Mauricio de Sousa, "pai" da Turma da Mônica, pode não ser um convidado inusitado. Mas é o grande nome do mercado brasileiro de HQs há décadas, além de ser o responsável por estratégias inovadoras de licenciamento de produtos (molho de tomate, fralda, maçã...). Mate saudades da infância assistindo a ele pessoalmente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página