Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2010 - 23h05

Filme chinês sobre terremoto vence premiação Ásia-Pacífico

Publicidade

ELAINE LIES
DA REUTERS, EM SYDNEY

Um filme chinês sobre uma família que enfrenta as consequências de um terremoto devastador venceu na categoria de melhor filme na cerimônia de premiação do cinema Ásia-Pacífico, derrotando 31 produções de 15 países.

"Tangshan Dadizheng" (Abalo Secundário), dirigido por Feng Xiaogang, é um retrato das consequências do terremoto de Tangshan em 1976, que matou ao menos 255 mil pessoas. O filme teve a maior arrecadação nacional em toda a história do cinema chinês.

Chen Daoming levou o prêmio de melhor desempenho por seu papel no filme.

"No final das contas, Aftershock (Abalo Secundário) ganhou o prêmio de melhor filme porque, do meu ponto de vista, ele tem tudo", disse David Puttman, produtor que já venceu o Oscar e presidiu o júri internacional na premiação de quinta-feira.

"É incrivelmente comovente e, ao mesmo tempo, é realmente um filme extraordinariamente contido... e termina de forma belíssima."

Os filmes foram escolhidos entre 239 inscritos de 70 países.

O diretor sul-coreano Lee Chang-dong levou o prêmio de melhor direção por "Shi" (Poesia). Seu irmão, Joon-dong, produziu o filme.

O longa, que levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes deste ano, conta a história de uma avó em busca de sentido depois da morte de uma criança.

"Digari" (O Outro), um filme iraniano sobre a viagem de um menino a Teerã com um homem que logo se tornaria seu padrasto, ganhou o prêmio de melhor filme infantil, enquanto o israelense Samuel Moaz venceu melhor roteiro por "Levanon" (Líbano), no qual uma equipe de um tanque israelense enfrenta o início de sua primeira Guerra do Líbano.

Mais de 550 cineastas e convidados participaram da cerimônia na Costa Dourada, do estado de Queensland, na Austrália.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página