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João Camargo é o primeiro brasileiro em associação italiana de alfaiataria
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PEDRO DINIZ
DA COLUNA ÚLTIMA MODA
Amanhã, o alfaiate --como prefere ser chamado-- João Camargo, 35, passa a ser o primeiro estilista brasileiro a integrar a Câmara Europeia da Alta-Costura.
Sediada em Roma, a instituição pretende ser a versão masculina da tradicional Câmara da Alta-Costura parisiense, criada em 1868.
A câmara italiana realiza eventos periódicos e mantém uma escola de formação, onde as técnicas e o apuro estético dos alfaiates são ensinados às novas gerações.
"Foi o presidente da câmara, Luigi Gallo, quem me convidou. E como 2011 será o ano da Itália no Brasil, faremos juntos uma série de costumes e ternos", diz Camargo.
"Psicólogo" e "esteticista" de seus clientes, o alfaiate conhece os caprichos de homens poderosos. Líbano Barroso, presidente da TAM, Silvio Santos e o apresentador Rodrigo Faro estão entre os habitués de suas lojas, que ficam nos Jardins e no Itaim.
Carlos Cecconello/Folhapress | ||
"Psicólogo" e "esteticista" de famosos, o alfaiate João Camargo é o primeiro brasileiro a integrar a Câmara Italiana dedicada à alfaiataria |
"O mundo da moda afasta o homem comum, que tem medo de ser taxado de afeminado e acaba se fechando em tabus de masculinidade. Tento ouvi-lo, indico clínica de estética e dou conselhos amorosos. Minhas lojas são como clubes do bolinha".
No "clube", estão ainda políticos de peso, cujos nomes Camargo não cita. "São reservados. Sem dúvida, os mais difíceis de vestir. Vivem em reuniões e costumam ser mais gordinhos. Ajustamos aqui, ali, e pronto, conseguimos emagrecê-los", afirma.
Em abril, Camargo abrirá sua terceira loja em São Paulo, no shopping Iguatemi Alphaville. Porém, é no dia 29 de março que todo o clube estará reunido, provavelmente na Casa Fasano, nos Jardins.
O desfile de inverno 2011 da grife, que terá a brasilidade como tema, "será um divisor de águas", segundo o alfaiate. O cantor Ney Matogrosso (seu amigo e cliente) assina a iluminação. Entre os VIPs, o diretor da fábrica francesa de tecidos Dormeuil, Dominique Dormeuil.
Um terno Camargo feito sob medida pode custar até R$ 30 mil. O design é contemporâneo, mas segue o perfil conservador da clientela. "Os brasileiros gostam de novidades na roupa, mas sem afetação. Somos mais machões do que os europeus."
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