Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2011 - 11h01

Coletânea reúne os artistas favoritos dos Beatles

Publicidade

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Em 1968, naquela época em que os Beatles eram mais famosos do que Jesus Cristo (segundo John Lennon), a banda mandava no mundo. Então, por que ficar dando satisfação a uma gravadora?

O quarteto abriu a Apple, criada para lançar seus discos e de outros artistas. Só quem viveu a época tem ideia do frenesi que tomou conta da moçada que sonhava ser apadrinhada pelos Beatles.

Essa turma de felizardos está em "Come and Get It: The Best of Apple Records", que saiu lá fora no ano passado e agora chega às lojas brasileiras. São 17 artistas e bandas, alguns selecionados com duas canções para chegar às 21 faixas da coletânea.

Don McCullin/ Divulgação
Beatles
Coletânea de artistas apadrinhados pelos Beatles na gravadora Apple sai no Brasil

Tem altos e baixos. Ou talvez gênios como os Beatles possam ver talento em artistas que nunca empolgaram o grande público. Porque a Apple se mostrou uma grande reunião de gente que não vingou nos anos seguintes.

As duas exceções, lógico, estão no álbum recém-lançado. James Taylor aparece com "Carolina in My Mind", amostra do bittersweet pop que consolidaria nos anos 1970 ao lado de nomes como Carly Simon e Jim Croce.

O grupo Badfinger, que tem "Come and Get It" e "Day After Day" na coletânea, depois atravessaria a década de 1970 na estrada.

Duas faixas também é a cota de Billy Preston, tecladista que fez fama tocando para pesos pesados, como os próprios Beatles e os Stones.

As cantoras são três: as vozes negras de Ronnie Spector e Doris Troy, poderosas, e a fofa Mary Hopkin, na época invejada por todas as garotas do mundo por sua amizade bem íntima com Paul McCartney, que a descobriu e se tornou seu produtor, e George Harrison.

No mais, a coletânea amplia uma lista de nomes que ficaram no rodapé da história do pop: Jackie Lomax, Brute Force, trash, Chris Hodge, The Iveys e outros que tiveram a sorte de um dia cruzar com um beatle. Ouvir tudo é apenas arqueologia musical.

Trivia pop: ganha um doce quem disser qual dos Beatles apadrinhou a Radha Krishna Temple, que entra no disco com "Govinda". Foi o devoto George, claro, que toca baixo e acordeão na faixa.

COME AND GET IT: THE BEST OF APPLE RECORDS
ARTISTA vários
LANÇAMENTO EMI Music
QUANTO R$ 45, em média
AVALIAÇÃO bom

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página