Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2011 - 11h16

Com 'Sudoeste', Eduardo Nunes tece fábula em preto e branco

Publicidade

GABRIELA LONGMAN
DE SÃO PAULO

"Sudoeste" foi filmado numa vila de pescadores à beira da lagoa de Araruama (RJ).

Em preto e branco, com o sol refletido nas salinas da região, o primeiro longa de Eduardo Nunes tem luminosidade intensa. E certa lentidão poética com ecos de Bergman ou de Tarkovski.

Em agosto, o filme encerrou o Festival de Gramado. Agora em competição no Festival do Rio, ele disputa ainda o prêmio de novos diretores no Festival de Chicago, onde teve boa recepção.

"Um conto de fadas com graça e assombro dos irmãos Grimm", escreveu a crítica americana Marilyn Ferdinand sobre a "fábula" de Nunes.

O filme acompanha uma menina que nasce, cresce, envelhece e morre no mesmo dia, com longos planos e diálogos reduzidos aos essencial.

Divulgação
Simone Spoladore, que vive Clarice, a protagonista de "Sudoeste"
Simone Spoladore, que vive Clarice, a protagonista de "Sudoeste"

Nascido em Niterói, Nunes, 42, tem uma premiada jornada como diretor de curtas.

Levou dez anos para tirar seu projeto do papel por falta de verba, mas, quando o fez, reuniu uma equipe técnica de fazer inveja, com nomes como Mauro Pinheiro Jr., fotógrafo de "Linha de Passe".

Igualmente distante dos filmes "favela" ou das comédias, "Sudoeste" aponta vias novas e bem-vindas para o cinema nacional.

SUDOESTE
DIREÇÃO Eduardo Nunes
PRODUÇÃO Brasil, 2011
QUANDO sexta (14), às 15h15, no Pavilhão do Festival; sábado (15), às 17h40 e às 22h10, no Est Vivo Gávea; domingo (16), às 14h e às 19h, no Roxy

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página