Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2011 - 19h41

Mais reservas e temor com Europa derrubam preço do petróleo

Publicidade

DO VALOR, EM SÃO PAULO

O preço do petróleo fechou em queda nesta quarta-feira em Nova York e Londres. Os investidores consideraram os dados sobre as reservas da commodity nos Estados Unidos, que apontaram aumento na última semana. O temor sobre a crise da dívida na Europa também pesou entre ao agentes.

Em Nova York, o WTI para janeiro registrou queda de 0,78%, para US$ 100,49.

Em Londres, o Brent para janeiro caiu 1,14%, para US$ 109,53.

Segundo o Departamento de Energia dos EUA, os estoques de petróleo daquele país tiveram alta de 1,3 milhão de barris na semana passada, perante a anterior, somando 336,1 milhões de barris. Alguns analistas previam queda. As reservas de gasolina também tiveram aumento, de 5,1 milhões de barris, alcançando 215 milhões de barris.

NA Europa, a Alemanha teria rejeitado a proposta de combinar o atual fundo de resgate europeu com outro fundo permanente, segundo um representante alemão em Berlim.

Segundo ele, a Alemanha vai se opor a qualquer tentativa de alterar a sequência combinada, pela qual o Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês) vai ficar no lugar do atual fundo de resgate em um determinado prazo.

Os 27 integrantes da União Europeia estariam divididos sobre as últimas propostas para tirar a zona do euro da crise. Os líderes europeus se reúnem amanhã e depois em Bruxelas para discutir soluções para os problemas da dívida.

Mais tarde, a agência de classificação de risco Standard & Poor's acrescentou a União Europeia à sua lista de entidades em observação para possível rebaixamento, depois que tomou decisão semelhante com a maioria de seus países membros no início desta semana.

Com agências de notícias

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página