Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2011 - 08h00

Concessionária abrirá em só 2 domingos por mês em SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

As concessionárias de veículos da cidade de São Paulo vão abrir apenas dois domingos por mês a partir de 1º de janeiro de 2012. A decisão foi tomada nesta semana após seis meses de negociação entre os sindicatos dos vendedores e patronal, informa reportagem de Venceslau Borlina Filho publicada na Folha deste sábado.

A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

Há dez anos as revendas funcionam de domingo a domingo. Porém, neste ano, a pressão dos vendedores aumentou sobre os patrões. A medida gerou um racha no setor e facilitou a tomada da decisão pelos representantes dos sindicatos.

Segundo a Folha apurou, grandes grupos de revenda de veículos se posicionaram contra o fechamento aos domingos. O dia é considerado o segundo melhor em vendas, atrás apenas dos sábados. São Paulo tem 300 revendas e 21 mil empregados.

A direção do Sincodiv (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de São Paulo) informou que a decisão tomada foi o meio-termo entre o que reivindicado pelos trabalhadores e solicitado pelos concessionários de veículos associados.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, afirmou que a decisão é o primeiro passo para acabar com o trabalho aos domingos. "Era uma escravidão. A maior parte dos trabalhadores é contra trabalhar aos domingos."

O presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), Sérgio Reze, apoiou a decisão de fechar aos domingos porque o funcionário "não aguenta mais trabalhar".

Segundo o calendário fixado, as concessionárias abrirão entre o segundo e o quinto domingos de cada mês. Datas como 1º de janeiro, Natal (25 de dezembro) e Dia do Trabalho (1º de Maio) estão fora.

Leia mais na edição da Folha deste sábado.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página