Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2012 - 20h32

Ações sobem nos EUA puxadas por matérias-primas

Publicidade

DA REUTERS, NOS EUA

As principais Bolsas dos Estados Unidos avançaram para sua máxima em cinco meses nesta terça-feira, lideradas por papéis do setor de matérias-primas após previsões positivas da Alcoa e fortes ganhos em ações do setor financeiro.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,56%, para 12.462 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,89%, para 1.292 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,97%, para 2.702 pontos.

Um índice de companhias do setor de matérias-primas esteve entre os líderes dos setores do S&P 500, com um ganho de 1,8%.

O mercado acionário norte-americano deu continuidade ao seu recente descolamento dos problemas na zona do euro. Dados econômicos recentes e o otimismo quanto à temporada de balanços nos EUA provocaram uma alta nas ações no início do ano, com o índice S&P 500 registrando alta em cinco de seis sessões.

"Investidores ainda estão se focando na Europa, mas não mais colocando muito peso nisso como fizeram em novembro", disse Jonathan Corpina, diretor das operações de viva-voz na NYSE da Meridian Equity Partners, em Nova York.

Tal foco pode mudar rapidamente. Importantes leilões de bônus de Itália e Espanha, que devem ocorrer mais tarde nesta semana, podem afetar o humor do mercado se forem fracos.

"Historicamente, a temporada de balanços ajudou o mercado a ter valorização --então vamos nos fiar nisso por enquanto, mas sem esquecer o que está ocorrendo na Europa", disse Corpina.

Papéis do setor industrial e do de matérias-primas, fortemente associados ao desempenho da economia, tiveram os maiores ganhos do dia. A ação da Caterpillar subiu 3%, ditando uma alta no Dow.

Papéis do setor financeiro dos EUA mantiveram uma recuperação que levantou o índice de bancos KBW em quase 9% até o momento no ano. O KBW avançou 1,9% nesta terça-feira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página