Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2012 - 19h34

Aviação civil espera ampla concorrência em leilão de aeroportos

Publicidade

DE BRASÍLIA

A SAC (Secretaria de Aviação Civil) informou em nota, após a liberação do TCU (Tribunal de Contas da União) do leilão de três aeroportos marcado para começar amanhã, que espera "ampla concorrência" pelos terminais.

Segundo a nota, "todas as informações foram divulgadas de forma tempestiva, garantindo a total transparência do processo".

CCR deve fazer proposta pelos três aeroportos no leilão
Regras limitam competição por aeroportos
Edital do leilão de aeroportos não será modificado

A nota informa ainda que o crescimento do número de passageiros no país nos últimos nove anos foi o maior do mundo e que a concessão tem o objetivo de "ampliar a infraestrutura aeroportuária brasileira, melhorando a qualidade do atendimento aos usuários do transporte aéreo no Brasil, não só durante a realização dos grandes eventos (...) mas no dia a dia do passageiro".

O edital foi aprovado pelo TCU com críticas, cinco empresas tentaram impugnar o leilão administrativamente e uma já entrou na Justiça pedindo anulação do leilão.

As principais ressalvas apontadas pelo órgão de controle foi a alta participação da Infraero na sociedade das empresas que serão constituídas para administrar as unidades. A estatal terá até 49% de participação em cada um dos aeroportos.

Também houve crítica no relatório do ministro Aroldo Cedraz ao fato da concessão ser feita sem o governo ter um planejamento, chamado Plano de Outorgas, do que será feito com todos os mais de 700 aeroportos do país.

Para o órgão, o governo também aceitou padrões mínimos muito baixos de qualidade nos investimentos obrigatórios que serão feitos pelos vencedores da concorrência.

Lalo de Almeida/Folhapress
Fila de passageiros para fazer o check in no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP)
Fila de passageiros no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, que terá concessão leiolada
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página