Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2012 - 10h49

Petrobras confirma petróleo de boa qualidade na bacia de Santos

Publicidade

PEDRO SOARES
DO RIO

Atualizado às 14h16.

O segundo poço perfurado pela Petrobras, na área do pré-sal da cessão onerosa firmada com a União, confirmou a descoberta de petróleo "de boa qualidade" no campo de Tupi Nordeste, na bacia de Santos.

O poço está localizado a Nordeste do campo de Lula (o primeiro e maior do pré-sal até agora), a uma profundidade 2.131 metros da superfície ao fundo do mar. A descoberta foi feita a uma distância de 255 km da cidade do Rio de Janeiro.

O primeiro poço perfurado na área da cessão onerosa foi na área de Franco. Durante o processo de capitalização da companhia, a Petrobras "comprou" reservas não licitadas pela União.

O óleo encontrado é do tipo leve (mais valioso). Foi colhido a partir de 4.960 metros de profundidade (a partir do solo marinho). "Foi identificada, até o momento, uma coluna de petróleo de mais de 290 metros de espessura em reservatórios carbonáticos do pré-sal", diz a estatal, em nota.

Segundo a Petrobras, o poço está sendo revestido internamente e a "continuidade da perfuração tem como objetivo investigar a profundidade final destes reservatórios".

Encerrados os testes, há a previsão da realização de um teste de produção de longa duração, com uma plataforma que colherá mais informações e dados sobre o reservatório.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página