Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2012 - 14h05

ANP aplica 25 autuações na Chevron por vazamento de novembro

Publicidade

DO VALOR, NO RIO

A ANP (Agência Nacional do Petróleo) aplicou 25 autuações à Chevron por conta do primeiro vazamento de óleo no campo de Frade, na bacia de Campos, ocorrido em novembro.

A petroleira foi comunicada ontem da decisão e terá 15 dias para recorrer, contados a partir do dia 20 de março.

Procurador denuncia hoje petroleiras por vazamento de óleo

Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, a agência vai analisar as respostas da Chevron para definir qual será a pena a ser aplicada pelo vazamento de 2.400 mil barris de óleo em novembro.

"Temos algumas divergências com a operadora. São divergências técnicas", disse.

Com relação ao novo vazamento no campo de Frade, detectado neste mês, Magda disse que ainda não é possível determinar a causa do acidente, nem se existe relação com o de novembro. Ela também não confirmou se houve excesso de pressão na perfuração do poço.

A agência vai analisar agora o óleo derramado este mês para ver se as características são semelhantes ao do primeiro vazamento.

A diretora disse ainda que os estudos solicitados à Chevron e relacionados ao novo vazamento em Frade dizem respeito a questões técnicas. Ela adiantou que o relatório feito pela petroleira está sobre a sua mesa para ser analisado nesta quarta-feira.

Magda afirmou também que não recebeu nenhum comunicado da Chevron no sentido de que a companhia estaria interessada em sair do país. Ela deixou claro que as conversas sobre o novo vazamento acontecem apenas com a Chevron, operadora do campo, e afirmou que não entrou em contato com a Transocean --dona da sonda que perfurava em Frade quando houve o vazamento de novembro-- para obter explicações sobre o atual acidente.

Editoria de Arte/Folhapress

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página