Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2012 - 13h59

Mercado mundial de tablets cresce 66% no trimestre

Publicidade

DO VALOR

Com um desempenho recorde da Apple, o mercado mundial de tablets superou as expectativas e atingiu a marca de 25 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre, de acordo com dados preliminares divulgados nesta quinta-feira.

Trata-se de um crescimento de 34% em relação ao primeiro trimestre e de 66% na comparação com o mesmo período de 2011.

"A Apple encerrou o trimestre com o melhor total de vendas na história do iPad, superando até mesmo o volume impressionante registrado no quarto trimestre do ano passado", afirmou Tom Mainelli, diretor de pesquisas de dispositivos móveis da IDC.

O analista destacou que, embora as vendas do iPad venham registrando um início de desaceleração em mercados maduros, o crescimento da demanda pelo dispositivo em outras regiões vem compensando esse declínio.

Entre abril e junho, a Apple vendeu 17 milhões de iPads, ante 11,8 milhões de unidades no primeiro trimestre e acima do recorde anterior de 15,4 milhões de dispositivos, registrado no quarto trimestre de 2011.

Com o número do segundo trimestre, a companhia americana atingiu uma participação de 68,2% no segmento, contra 61,5% há um ano.

O crescimento do volume de vendas da empresa, na comparação anual, foi de 84,3%.

Quatro das principais fabricantes viram suas vendas avançarem no intervalo. Atrás da líder Apple, a Samsung teve um salto de 118% nas vendas, passando de 1,1 milhão de tablets há um ano para 2,3 milhões no trimestre, obtendo uma participação no mercado de 9,6%.

Na terceira colocação, a Amazon teve um total de vendas de 1,2 milhão do Kindle Fire, lançado no fim do ano passado. A participação da companhia ficou em 5%.

A Asus, por sua vez, vendeu 855 mil tablets e atingiu um crescimento de 116%, com uma fatia de 3,4%.

Na quinta colocação, a taiwanesa Acer foi a única companhia a registrar um declínio na comparação anual no Top 5.

A empresa alcançou um volume de vendas de 385 mil tablets, cerca de 40% menos do que os 629 mil vendidos um ano antes. A participação da companhia passou de 4,2% para 1,5%.

Na avaliação da consultoria, a competição no mercado de tablets ganhará força no segundo semestre.

Além de novos modelos da Amazon e da Apple, a IDC projeta uma forte movimentação com a chegada de tablets baseados no Windows 8, nova versão do sistema operacional da Microsoft.

Os dados definitivos do estudo serão divulgados no final do mês.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página