Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2012 - 13h50

Mantega diz que não vai tolerar demissões em setores com IPI reduzido

Publicidade

MARIANA SCHREIBER
DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira que não vai tolerar o descumprimento dos acordos de não demissão nos setores beneficiados pela redução do IPI. Através de sua assessoria, ele afirmou que demissões serão interpretadas como descumprimento do acordo.

Apesar do tom genérico, a declaração foi uma reação às notícias apontando novamente a intenção da montadora GM de fechar a unidade MVA (Montagem de Veículos Automotores) da fábrica de São José dos Campos. Representantes dos trabalhadores e da montadora voltam a se reunir amanhã para discutir o fechamento da unidade e possíveis demissões.

O sindicato dos metalúrgicos da cidade estima que de 1.500 a 2.000 funcionários serão demitidos com o fechamento da unidade.

A assessoria de do Ministério da Fazenda não disse, no entanto, quais seriam as consequências do não cumprimento da acordo. A redução do IPI para o setor automotivo vale a até 31 de agosto. Um das possibilidade é o governo não prorrogar o benefício.

A declaração de Mantega destoa do tom que manteve na reunião da última terça-feira com o diretor de Relações Institucionais da GM, Luiz Moan. Na ocasião, o ministro saiu da reunião dizendo estar "satisfeito" sob o ponto de vista do acordo de não demitir, já que havia um saldo positivo de geração de empregos no setor e, especificamente, na GM.

Naquele momento, Moan disse que o caso de São José dos Campos era pontual, provocado pela realocação de investimentos produtivos. "Temos esse problema em uma das fábricas e o pessoal foi admitido em outras unidades fabris", disse.

Moan informou ainda que foram abertas 1.848 vagas nas fábricas da GM entre 2008 e junho de 2012, e que esse número crescerá para 2.063 vagas até dezembro. O diretor não deu dados específicos para este ano.

O sindicato dos metalúrgicos de São José de Campos, porém, diz que a GM fechou 1.212 vagas nas suas três fábricas no Brasil entre agosto de 2011 e junho deste ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página