Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2012 - 20h44

Oficinas mecânicas criam filiais e aumentam número de empregados

Publicidade

ANA KREPP
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A inspeção veicular, que se tornou obrigatória em 2009, é apontada por donos de oficinas mecânicas como um dos motivos para a expansão do setor de manutenção de veículos.

Setor de serviços voltou a crescer em níveis de antes da crise, diz IBGE
Com renda em alta, Nordeste lidera expansão do faturamento dos serviços
Alimentação concentra mais empresas e lidera em faturamento em serviços
Inovadores, serviços de informação crescem abaixo da média do setor

Os donos de oficinas mecânicas viram a demanda crescer com a busca pela pré-inspeção veicular. O aumento da frota de automóveis na cidade de São Paulo também colaborou para a alegria desse nicho.

Annunziato Caporrino Jr., 46, montou sua primeira oficina mecânica em 1998. Quando decidiu deixar de revender pneus, passou a consertá-los e a oferecer outros serviços de manutenção para carros.

O Highway Centro Automotivo emprega hoje 72 funcionários --20 contratados entre 2010 e 2011-- que trabalham em seis unidades espalhadas pela zona oeste da cidade.

Duas delas foram inauguradas no ano passado, com investimento de R$ 600 mil cada uma. O retorno desse capital, segundo Caporrino Jr., acontece em dois anos.

"O setor automotivo cresceu muito de três anos pra cá, as pessoas compram carro usado e a necessidade de mecânicas nos bairros está alta", conta Caporrino que, junto com o sócio, Delmiro Fedrigo, 45, pretende inaugurar duas unidades nas zonas norte e leste da capital em 2013.

Pedro Luís Scopino, 38, é proprietário da mecânica batizada por seu pai, há 41 anos, com o sobrenome da família. Há 20 gerencia o negócio e só agora decidiu dobrar o espaço da oficina. Em 2011 contratou três funcionários e pretende, ainda em 2012, contratar dois estagiários que estão se formando no Senai.

Mão de obra especializada é um dos maiores problemas das mecânicas. "Concessionárias, montadoras e oficinas trabalham com o mesmo profissional, mas quase não existem cursos de formação técnica para mecânicos", afirma Antonio Fiola, presidente do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página