Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2012 - 18h48

Bolsas dos EUA caem antecipando balanços fracos

Publicidade

DA REUTERS

As ações norte-americanas fecharam em queda nesta segunda-feira (8), afastando-se das recentes máximas em cinco anos com o início de uma temporada de balanços corporativos que, segundo ampla expectativa, deve ser fraca.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,19%, para 13.583 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 0,35%, para 1.455 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,76%, para 3.112 pontos.

Foi o pregão completo de menor volume de negociações até agora no ano, enquanto o governo norte-americano e o mercado de títulos não abriram devido ao feriado Dia de Colombo.

Foram negociadas cerca de 4,1 bilhões de ações na New York Stock Exchange, na Nasdaq e na NYSE MKT, enquanto a média diária no ano é de 6,54 bilhões.

As ações foram pressionadas durante todo o dia após o Banco Mundial reduzir sua projeção de crescimento para a Ásia Oriental e a região do Pacífico e alertar que a desaceleração na China pode durar mais que o esperado.

Analistas estimam que os resultados de empresas no terceiro trimestre devem piorar pela primeira vez em três anos, mesmo com o S&P 500 acumulando alta de 5,8% no período.

"Certamente houve muitas revisões para baixo em resultados em geral", disse o co-vice-presidente de investimentos do Oakbrook Investments LLC, Peter Jankovskis. "Algumas pessoas estão prevendo que podemos ver um declínio geral nos resultados, então é possível que o mercado adote uma postura defensiva, de realização de lucros."

A temporada de balanços começa antes da abertura dos mercados na terça-feira com a Alcoa, que é componente do Dow Jones e, segundo projeções de analistas, deve anunciar resultado estável para o terceiro semestre. A ação da Alcoa fechou com alta de 0,3%, a US$ 9,12.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página