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09/11/2012 - 17h31

BrMalls compra shopping de prefeito eleito de Palmas por R$ 177 milhões

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LUCAS SAMPAIO
DE SÃO PAULO

A BrMalls, maior administradora de shoppings do país, anunciou nesta sexta-feira (9) a compra do Capim Dourado, em Palmas (TO), por R$ 177,1 milhões.

É o primeiro empreendimento da empresa no Estado e o 50º do portfólio e foi adquirido do empresário colombiano Carlos Amastha, eleito prefeito da cidade pelo PP nas eleições deste ano.

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Amastha, que venceu as eleições em 7 de outubro com 49,65% dos votos válidos, anunciou a venda do shopping dois dias depois do pleito para a BR Malls e disse que a empresa deveria assumir a gestão do Capim Dourado em 30 dias.

O empresário declarou patrimônio de R$ 18 milhões à Justiça Eleitoral e, durante a campanha, prometeu doar seu futuro salário de prefeito, de R$ 19 mil, a ONGs.

Ele foi o quarto candidato a prefeito mais rico das eleições municipais no país e ganhou o pleito com menos de 50% dos votos válidos no primeiro turno porque a cidade, por possuir menos de 200 mil eleitores, não precisou realizar segundo turno.

Procurada, a BR Malls informou que não divulga detalhes sobre o negócio.

Divulgação
O empresário Carlos Amastha venceu as eleições para prefeito de Palmas (TO) e vendeu o shopping à BR Malls
O empresário Carlos Amastha venceu as eleições para prefeito de Palmas (TO) e vendeu o shopping à BR Malls

CAPIM DOURADO

Com a compra, a BRMalls passa a ser responsável pela administração e comercialização do shopping, inaugurado em 2007.

No comunicado sobre a aquisição do Capim Dourado, a empresa diz que 700 mil pessoas vivem na área de influência do shopping --250 mil na capital e mais 450 mil nas cidades Miracema do Tocantins, Paraíso, Porto Nacional e Aparecida.

A capital do Tocantins possui dois shoppings filiados à Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). O shopping Capim Dourado tem área bruta locável (ABL) de 29,1 mil m² e 110 lojas. Seu concorrente, o Palmas Shopping, foi inaugurado em 1996, tem 8.880 m2 e conta com 62 lojas.

CRESCIMENTO DO SETOR

Desde 2011, o segmento de shopping centers está se dirigindo para cidades com mais de 150 mil habitantes em busca de novos mercados. Essas cidades se tornaram atrativas para as empresas diante da falta de terrenos amplos e baratos nos grandes centros e do crescimento de consumidores com o avanço da classe C.

Segundo a Abrasce, o setor fechou 2011 com faturamento de R$ 108 bilhões --alta de 19% ante os R$ 91 bilhões de 2010. O número representa mais de 2,7% do PIB (Produto Interno Bruto).

O mercado de shopping centers deve fechar 2012 com 31 empreendimentos inaugurados. Para o ano que vem, estão previstos mais 45 novos --totalizando 505 no país.

A Abrasce agrega 255 shoppings em todo o país. Filiada à associação e líder do segmento, a BR Malls possui 50 empreendimentos nas cinco regiões do Brasil --o 51º será inaugurado terça-feira, em São Bernardo do Campo. A Multiplan, segunda colocada, possui 14.

PREFEITO DO RAMO

O empresário colombiano foi eleito para a Prefeitura de Palmas pelo PP (partido Progressista) com quase 50% dos votos válidos. Natural de Barranquilla (Colômbia), ele veio há 30 anos para o Brasil e, iniciante na política, começou com 1% de intenção de votos nas pesquisas.

Ele venceu Marcelo Lelis (PV), candidato apoiado pelo governador do Estado, Siqueira Campos (PSDB), e Luana Ribeiro (PR), que tinha o apoio do ex-presidente Lula e do atual prefeito de Palmas, Raul Filho (PT). Lelis obteve 43,25% dos votos válidos e Ribeiro, 4,83%.

Apesar da venda do Capim Dourado, o grupo Skipton, de Amastha, está construindo outro shopping em Araguaína, no norte do Estado (a 368 km de Palmas). O shopping é avaliado em R$ 200 milhões e tem inauguração prevista para 2014. Segundo o Censo 2010, Araguaína tem 150 mil habitantes e Palmas, 228 mil.

 

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