Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2012 - 15h41

Vendas de carros crescem 15% na primeira metade de dezembro

Publicidade

DE SÃO PAULO

As vendas de carros novos já dão sinais de um forte desempenho em dezembro como resultado da corrida de consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês do IPI reduzido.

O resultado parcial da quinzena, divulgado nesta terça-feira pela Fenabrave (associação das concessionária), mostra um avanço de 22,2% em relação a outubro e de 15,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 181,6 mil unidades vendidas.

Neste mês, está previsto para acabar o incentivo do governo para o setor --IPI reduzido--, adotado em maio e prorrogado em agosto e outubro. Também contribui com os negócios a injeção de recursos do pagamento do 13º salário.

O desempenho do setor na primeira metade do mês é menor quando considerados também o segmentos de caminhões e ônibus. Embora em retomada (houve alta de 15,4% na comparação com outubro), os volumes ainda ficaram 3% abaixo do registrado no ano passado.

Ao todo, portanto, o segmento de veículos registrou avanço de 15,44% em relação a novembro e queda de 3,47% na comparação de 12 meses.

Com o resultado da quinzena, o setor caminha para fechar o ano com um crescimento superior a 5%, como previsto inicialmente pela Anfavea (associação das montadoras).

No acumulado de janeiro até os primeiros dias de dezembro, a alta já é de 5,27% em relação ao mesmo período de 2011, com 3,633 milhões de unidades emplacadas, número que inclui ônibus e caminhões e marcará um novo recorde para o setor.

Para 2013, a expectativa é de mais um ano positivo, embora com desempenho mais baixo do que este ano. A previsão da Anfavea é que as vendas alcancem até 4% de aumento, próximo a 4 milhões de unidades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página