Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2010 - 08h53

Demanda das empresas por crédito tem 3ª queda consecutiva, diz Serasa

Publicidade

DE SÃO PAULO

A procura por crédito pelas empresas recuou 0,7% em junho na comparação com o mês anterior, em uma terceira queda mensal consecutiva, de acordo com o Indicador Serasa Experian, divulgado nesta segunda-feira.

Em relação a junho de 2009, a demanda das empresas por crédito avançou 3%, o menor crescimento anual dos últimos cinco meses. No acumulado do primeiro semestre de 2010, a demanda das empresas por crédito avançou 9,4% sobre o período acumulado de janeiro a junho de 2009.

Os economistas da Serasa Experian atribuem a queda à Copa do Mundo e ao "próprio processo de desaquecimento, que vem caracterizando o ritmo da atividade econômica nestes últimos meses", que contribuíram para a diminuição da procura por crédito por parte das empresas no mês passado.

Na classificação por porte, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela queda na procura das empresas por crédito no mês de junho, recuando 0,7% em relação a maio. Já a procura por crédito das médias empresas caiu 0,5% no mês passado e, as grandes empresas apresentaram recuo foi de 0,2%.

No acumulado do primeiro semestre, as grandes empresas lideraram a procura por crédito, avançando 13,3% na comparação com o primeiro semestre de 2009. As micro e pequenas empresas também exibiram crescimento bastante razoável em relação ao período acumulado de janeiro a junho de 2009, com alta de 10,5%.

As médias empresas registraram variação negativa de 8,3%, já que muitas delas são empresas exportadoras e, por isto, ainda encontram um mercado externo ainda bastante fragilizado.

SETORES

O setor de empresas de comércio liderou queda da demanda por crédito no período, registrando recuo de 1,5% frente a maio. Já as empresas industriais e de serviços, em direção oposta, tiveram avanço de 0,7% e 0,2% em as suas demandas por crédito, respectivamente.

No acumulado do primeiro semestre de 2010, as empresas do setor comercial, com alta de 10,3%, encerraram na liderança da procura por crédito. Logo em seguida figuraram as empresas de serviços com variação acumulada de 9,2%. "Por fim, a maior exposição do setor industrial ao cenário externo fez com que este setor terminasse na lanterna da procura por crédito no primeiro semestre de 2010 (6,2% de crescimento)", informou a Serasa Experian.

REGIÕES

As regiões Nordeste e Sudeste, ambas com variação negativa de 1,9% concentraram a queda da procura das empresas por crédito no mês de junho. Em alta, ficaram os Estados do Norte (0,7%) e Sul (0,6%), com o crescimento estável da demanda empresarial por crédito. O destaque ficou por conta da região Centro-Oeste que expandiu a sua demanda empresarial por crédito em 5,1% no mês passado.

No acumulado do primeiro semestre de 2010, as regiões Nordeste e o Centro-Oeste (com altas de 13,7% e 13,1%, respectivamente) terminaram na liderança da procura por crédito por parte de suas empresas. As Regiões Norte e Sudeste exibiram crescimentos menos intensos no acumulado dos primeiros seis meses de 2010 (variações positivas de 10,1% e 8,9%, respectivamente). A Região Sul, com elevação de apenas 6%, ocupou a última posição em termos da evolução da procura de suas empresas por crédito neste primeiro semestre de 2010.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página