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Venda de passagens TAM nas Casas Bahia começa hoje em 3 lojas
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CAMILA FUSCO
DE SÃO PAULO
A TAM inicia neste domingo as vendas de passagens aéreas em lojas das Casas Bahia. A estratégia começa com a comercialização em três filiais da capital paulista: Praça Ramos, Vila Nova Cachoeirinha e São Mateus.
A parceria entre Casas Bahia e TAM foi antecipada pela Folha na quarta-feira (4).
Pelo modelo, a TAM instalará quiosques próprios nas unidades da rede de varejo e terá seis funcionários em cada uma. As Casas Bahia serão remuneradas pelo aluguel do espaço.
O público diário flutuante nas três unidades do projeto piloto chega a 1 milhão de pessoas por dia, segundo a TAM. O objetivo da companhia é, após ter os primeiros resultados das vendas nestes pontos, expandir a estratégia para outras unidades da rede de varejo.
"Queremos ser vistos não apenas como uma companhia aérea usada por executivos, e esse projeto mostra como pretendemos conquistar outros públicos", afirmou o presidente da aérea, Líbano Barroso, na semana passada.
A iniciativa faz parte da estratégia de ampliar as vendas de bilhetes aéreos para consumidores das classes C e D. Segundo Barroso, nos últimos dois anos, essa parcela da população representou apenas 6% do público da TAM.
"Estimamos que esses consumidores serão 17% da nossa base em cinco anos", disse Barroso. Nos últimos dois anos, a companhia investiu R$ 10 milhões em estudos de viabilidade para vender para consumidores das classes C e D.
A TAM acredita que as opções de parcelamento e os preços promocionais geralmente aplicados fora do horário de pico --entre 10h e 16h e das 19h às 6h-- serão os principais atrativos para os "consumidores emergentes". Sobre os benefícios para os negócios, a TAM acredita que a oferta ajudará a aumentar a ocupação nestes horários, e por conseqüência, aumentar as margens da companhia.
As passagens poderão ser compradas em até 12 vezes, com parcela mínima de R$ 20, nos cartões Itaucard TAM ou nos plásticos da loja, com bandeiras Visa e Mastercard. Os demais cartões de crédito podem ser utilizados para parcelamento em até seis vezes sem juros. Correntistas dos bancos Bradesco e Itaú com crédito pré-aprovado também poderão dividir o preço das passagens em até 48 vezes.
Atualmente 32% dos passageiros brasileiros de todas as companhias aéreas viajam a lazer e 68%, para trabalhar. "As viagens de lazer estão crescendo e a perspectiva é que em cinco anos, esse tipo de turismo atinja 40%", disse Barroso.
A TAM também anunciou a ampliação da rede de franquias TAM Viagens. Atualmente com 70 lojas, a intenção é chegar a 200 lojas até 2012.
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