Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2010 - 09h05

Vale vai reduzir preço do minério de ferro em 10% no 4º trimestre

Publicidade

VERENA FORNETTI
DO RIO

A Vale reduzirá o preço do minério de ferro em cerca de 10% a partir de outubro. O recuo era esperado pelo mercado, mas o percentual médio ainda não havia sido anunciado pela mineradora.

A revisão é a primeira feita após a mudança na política de preços das grandes fornecedoras. Os contratos, antes reajustados anualmente, agora têm revisão trimestral.

"O novo sistema é transparente e, mesmo antes de qualquer manifestação dos clientes, os analistas e o mercado já sabiam a direção dos preços", disse José Carlos Martins, diretor-executivo de estratégia, marketing e desenvolvimento de negócios.

A correção do preço da matéria-prima é calculada com base na média dos valores cobrados na China -país que mais consome minério de ferro-, no mercado à vista (spot), de junho a agosto.

Nesse segmento, o preço de referência do minério de ferro, que era de US$ 119 por tonelada no início de janeiro, passou a ser vendido por cerca de US$ 186 por tonelada em abril deste ano.

DESACELERAÇÃO

A partir desse pico, quando a demanda estava alta em razão da China, os preços começaram a cair com a desaceleração da procura.
No terceiro trimestre, o preço do minério de ferro no mercado à vista foi menor que o preço contratual.

Mas o diretor da companhia afirma que o novo sistema de preço "passou com louvor pelo grande teste" do terceiro trimestre deste ano.
Martins disse que, nas próximas revisões, as alterações de preço para baixo ou para cima tendem a ser menores, "reduzindo o estresse com os clientes".

A analista Stefânia Grezzana, da Tendências, diz que o esperado é que as novas revisões de preço também sejam para baixo. "Em termos históricos, o preço está alto."

Segundo ela, a diminuição do preço do minério vendido pela Vale afeta negativamente a balança comercial brasileira. Mas, para a analista, a perda de receita nas exportações de minério de ferro do país não é significativa porque o percentual da mudança de preço é pequeno.
Em temos de volume exportado, Grezzana prevê estabilidade, já que o preço das principais concorrentes também tende a cair.

CONCORRENTES

A mineradora anglo-australiana Rio Tinto, uma das principais concorrentes da Vale, informou, por meio da sua assessoria, que ainda não definiu o preço do minério para o quarto trimestre.

Mas destacou que os analistas partem do pressuposto de que o mecanismo de revisão será mantido.
Nesse caso, seria considerado o período de junho a agosto -o mesmo considerado pela mineradora brasileira para estabelecer a queda de 10% na cotação.
A mineradora BHP Billiton, a maior do mundo e também anglo-australiana, afirmou que não comenta a sua política de preços.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página