Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2010 - 07h00

Governo vai repatriar obras de arte do banco Santos nesta semana

Publicidade

DE SÃO PAULO

O governo brasileiro vai repatriar nesta semana duas obras de arte que pertenciam à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e que foram tomadas pela Justiça Federal de São Paulo após a quebra do banco Santos, em 2005.

O governo norte-americano localizou os quadros, avaliados em US$ 4 milhões, após o pedido de cooperação jurídica internacional das autoridades brasileiras.

O procurador federal do Distrito Sul de Nova York, Preet Bharara, entrega nesta terça-feira (21) ao secretário nacional de Justiça, Pedro Abramovay, e a autoridades do Judiciário e do Ministério Público brasileiros os quadros de Roy Lichtenstein e de Torres Garcia.

Com a condenação de Cid Ferreira a 21 anos de prisão por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, em dezembro de 2006, o sequestro de todas as obras da coleção do ex-banqueiro foi determinado de forma definitiva pela Justiça Federal.

Ao ser alertada que algumas das obras da coleção não estavam na casa do banqueiro, nem na sede do banco ou na reserva técnica que funcionava em um galpão, a Justiça Federal comunicou o desaparecimento das obras à Interpol.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página