Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2010 - 10h43

Preços de minério de ferro estão convergindo, diz Vale

Publicidade

DA REUTERS, EM DALIAN

Os preços do minério de ferro no mercado à vista e de referência estão convergindo rapidamente, afirmou o diretor de ferrosos da Vale, José Carlos Martins, reconhecendo que as siderúrgicas asiáticas ainda preferem o sistema trimestral.

O executivo afirmou durante conferência do setor que os índices de preços de minério de ferro também estão convergindo.

Mais cedo, o diretor da Cida (Associação de Ferro e Aço da China) criticou os preços voláteis do mercado à vista e afirmou que os índices baseados nesse segmento não são representativos do mercado.

Operadores chineses de aço no mercado à vista afirmam que estão monitorando vários índices, mas ainda estão negociando cada carga diretamente com as mineradoras.

NAVIOS

A Vale informou hoje que espera que o primeiro de uma série de grandes navios cargueiros de minério de ferro esteja pronto em 2011, como parte de um projeto da companhia para redução dos custos de transporte do Brasil para seus principais clientes na Ásia.

Os navios, capazes de transportar mais de 400 mil toneladas de minério cada, poderão ajudar a Vale a competir melhor com mineradoras australianas como BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais perto dos clientes asiáticos.

"Acreditamos que poderemos trazer os preços do frete à vista perto dos termos dos contratos de longo prazo", disse José Carlos Martins, diretor de vendas e estratégia da Vale, durante conferência em Dalian. "Vamos investir o que for necessário."

A Vale está estabelecendo pontos de distribuição de minério em Omã e na Malásia como parte da estratégia para redução de custos no transporte.

"A Vale estando longe deste mercado precisava melhorar sua logística para manter sua competitividade no longo prazo", acrescentou o executivo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página