Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2010 - 20h03

Alguns parlamentares dos EUA politizam questão comercial, diz premiê chinês

Publicidade

DA REUTERS, EM WASHINGTON

O premiê chinês, Wen Jiabao, disse que membros do Congresso americano estariam 'politizando' o desequilíbrio comercial entre os dois países porque não conhecem bem a nação.

Em entrevista à rede de TV CNN gravada no dia 23 de setembro, também disse que espera que a 'economia dos EUA se recupere rapidamente' e disse que o pacote de estímulo econômico da administração do presidente Barack Obama foi a decisão certa para ajudar a economia dos EUA.

Os comentários de Wen foram feitos antes que o Congresso dos EUA aprovasse uma lei na quarta-feira, para pressionar a China a deixar sua moeda, o yuan, subir mais rapidamente.

Muitos políticos americanos acham que a moeda chinesa está desvalorizada, dando-lhe uma vantagem injusta frente ao comércio internacional e roubando empregos dos Estados Unidos. Projeções mostram que o deficit comercial dos EUA com a China deve atingir a marca de US$ 250 bilhões em 2010.

Wen e o presidente Barack Obama discutiram o futuro da moeda chinesa e o enorme superavit comercial com os EUA, durante uma reunião que aconteceu, durante um encontro da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), no mês passado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página