Publicidade
Publicidade
Veículos chineses chegam com qualidade sob suspeita e críticas às cópias
Publicidade
DE SÃO PAULO
Os chineses chegam com qualidade sob suspeita e críticas ao design "inspirado" em concorrentes para disputar espaço com norte-americanos, japoneses e sul-coreanos.
A seu favor, os chineses oferecem preços abaixo dos rivais e pacotes de equipamentos de série bem completos. Alguns incluem de toca-CD/MP3 a freios ABS e airbag.
- Veja galeria de imagens do Salão do Automóvel
- Veja especial sobre o Salão do Automóvel de São Paulo
- Veja mais sobre classificados de veículos
A Effa mostra novamente o M100, tido como o mais barato a R$ 25.980. Quase o mesmo carro, mudanças mesmo só na fabricação. Depois de críticas, o modelo agora será produzido em uma planta sob supervisão direta da Suzuki, dona da fabricante do carro, a Changhe.
O grupo agora também representa a Lifan no Brasil e no Uruguai, onde monta dois modelos que chegam da China. Ambos, estarão no Anhembi. O hatch 320 tem motor 1.3 de 88 cv e "jeito" de Mini Cooper, mas por R$ 29.980. O Lifan 620 é um sedã 1.6 de 16V. A marca tambem mostrará um protótipo elétrico do 620.
A Chery apresenta o compacto QQ. O modelo será o primeiro "flex" da marca, com uma adaptação desenvolvida pela Delphi.
Ainda dão as caras o A13A (hatch e sedã, concorrente do Renault Logan), o compacto S18 e sua versão aventureira S18D, todos homologados para produção na fábrica da marca em Jacareí, no interior de São Paulo, prometida para 2013.
Jinbei e Hafei seguem com sua linha de comercias leves, com modelos como Towner e Topic. A novidade é a presença da divisão de carros de passeio do grupo, a Brilliance.
A montadora traz o hatch médio FRV, sua versão aventureira FRV Cross e o sedã médio FSV. O sedã de luxo Splendor, que imita a BMW, com quem tem uma parceria na China, está no salão só a passeio.
A Haima também estreia com suas cópias autorizadas dos modelos de sua parceira japonesa, a Mazda.
Os hatches e sedãs Haima 2 e Haima 3 são versões simplificadas do Mazda 2 e do Mazda 3. Simples assim.
Já a JAC Motors expõe o J2, J3 (hatch e sedã), o sedã J5 e a minivan J6. Os modelos da marca são importados pelo empresário Sérgio Habib, mas a venda começa só em março de 2011.
Conhecida pelos utilitários de baixo custo, a Chana agora aposta nos compactos de passeio Benni 1.3 (R$32 mil) e Benni Mini 1.0 (R$ 29 mil).
Outros destaques:
Modelo Novo - Effa: Plutos Picape
Chery: Cielo e Tiggo automáticos
Haima: Haima 7
Protótipo: Chana Alsvin e Star
JAC: J5 híbrido
+ Notícias sobre o Salão do Automóvel 2010
- Volks aposta em comerciais leves para tentar assumir liderança em vendas
- Retro, cupê da Dodge chega para brigar com Chevrolet Camaro
- Hyundai apresenta novidades para o pujante segmento de luxo
- Honda quer ser o estande mais "verde" do salão
- Maserati marca presença no salão com uma versão especial da Quattroporte
- Ferrari lança carro de R$ 1,5 mi no salão e planeja crescer 25% no Brasil
- BMW aproveita aquecido mercado de carros de luxo para ampliar catálogo
- Ford apresenta o conceito Ford Explorer América no Salão do Automóvel
+ Livraria
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade
- 'Fluxos em Cadeia' analisa funcionamento e cotidiano do sistema penitenciário
- Livro analisa comunicações políticas entre Portugal, Brasil e Angola
- Livro traz mais de cem receitas de saladas que promovem saciedade
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice