Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2010 - 20h28

Desemprego nas cidades da América Latina chegará a 7,4% no ano, diz OIT

Publicidade

DA EFE, EM SANTIAGO

A taxa de desemprego nas cidades da América Latina e do Caribe alcançará 7,4% no fim de 2010, 0,7% a menos do que no ano passado, segundo dados de um relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgados nesta sexta-feira.

"A queda do desemprego é uma boa notícia e se deve tanto à capacidade que os países tiveram para enfrentar a crise quanto à velocidade de recuperação de suas economias", disse o diretor-geral da OIT, o chileno Juan Somavía, em comunicado.

"No entanto, não só é importante gerar mais emprego, mas também garantir que sejam de qualidade", acrescentou Somavía, quem ressaltou que ainda há desafios como a melhora da produtividade, dos salários e da proteção social.

Além disso, segundo o documento, a taxa de desemprego urbano entre os jovens passou de 17,4% em 2009 para 16,3% em 2010 em um grupo de sete países, mas esse número ainda representa mais que o dobro da taxa de desemprego geral e três vezes a entre adultos.

Outros dados referentes a cinco países no segundo semestre de 2010 indicam um aumento de 4,6% do emprego no setor formal em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a ocupação no setor informal subiu 7,2%.

Na próxima semana, a OIT organizará em Santiago uma reunião em que governadores, empregadores e trabalhadores de 35 países do continente abordarão os desafios em matéria de emprego.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página