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12/12/2010 - 09h40

Demanda desafia capacidade dos portais de e-commerce

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DE SÃO PAULO

Às vésperas do Natal, a demanda por produtos dos sites de comércio eletrônico desafia os sistemas tecnológicos e a capacidade logística dos varejistas on-line.

Segundo reclamações encaminhadas à Folha, atraso na entrega, problemas na confirmação de pagamento e compras canceladas sem a solicitação do comprador são alguns dos principais problemas enfrentados.

Entre os sites mais afetados, estão Submarino e Americanas.com, ambos da B2W.

O paulista José Felipe Buzeto, 27, enfrentou dificuldades para comprar uma TV de 32 polegadas por R$ 899.

Em contato com três canais de atendimento do Submarino, foi informado de que o produto estava esgotado, de que o pagamento não havia sido confirmado e de que tinha solicitado o cancelamento da compra.

Problemas como o de Buzeto motivaram a discussão em um fórum com centenas de comentários.

Questionado, o Submarino informou em nota que "problemas pontuais podem ocorrer, mas a empresa está preparada para ações corretivas imediatas de forma a minimizar quaisquer transtornos a seus clientes".

Atraso na entrega é a principal queixa sobre a Americanas.com. Segundo o site Reclame Aqui, 67% dos problemas registrados na sexta-feira passada atestavam descumprimento do prazo.

A Americanas.com divulgou uma nota afirmando que investe em melhorias no sistema e que "todos os transtornos serão prontamente contornados".

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, a demanda do comércio virtual neste ano superou as expectativas de varejistas como a Americanas.com, que processa cerca de 100 mil transações por dia. Espera-se que o comércio eletrônico fature cerca de R$ 15 bilhões no ano.

 

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