Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2011 - 04h08

Empresa de Slim é multada em mais de US$ 1 bi por monopólio

Publicidade

DA EFE

O órgão antimonopólio do governo mexicano multou a empresa de telefonia América Móvil, propriedade do magnata Carlos Slim, em 11,989 bilhões de pesos (US$ 1,016 bilhão) por "supostas práticas de monopólio", informou a própria companhia nesta sexta-feira.

A América Móvil, a maior empresa de Slim e que conta com mais de 275 milhões de clientes, informou que a Comissão Federal de Concorrência (Cofeco) multou sua subsidiária Radiomóvil Dipsa por um caso cuja investigação teve início em 2006.

Segundo o comunicado, a decisão se refere a "supostas práticas de monopólio relativas ao mercado de chamadas em telefones celulares".

A empresa de telefonia e sua subsidiária Telcel, marca com a qual a Radiomóvil Dipsa opera, "se encontram analisando o alcance, a fundamentação e a motivação legal da resolução, com a finalidade de interpor todos e cada um dos meios a seu alcance", explicou a companhia.

Em dezembro de 2010, a América Móvil tinha 225 milhões de clientes no segmento de telefones celulares, 28,4 milhões de linhas fixas, 13 milhões de acessos de banda larga e 10,1 milhões de assinaturas de TV a cabo.

Nos últimos meses, as empresas Telmex (também de Slim) e a América Móvil vêm sendo acusadas por outras companhias de telefonia e de telecomunicações de manter um monopólio mediante as tarifas de interconexão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página