da Reportagem Local

A PT (Portugal Telecom), que controla a Vivo com a Telefónica, partiu para o ataque. Após recusar a proposta da Telefónica, que pretendia adquirir a participação dos portugueses na Vivo, a PT diz que está pronta para comprar a parcela dos espanhóis, informa Julio Wiziack, em reportagem na Folha deste sábado (a íntegra está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Essa disputa é antiga. A Telefónica já tentou assumir o controle da Vivo há três anos, mas a oferta foi considerada baixa, segundo um alto executivo da PT. Esse mesmo executivo afirmou à Folha que a última proposta da Telefónica (de 5,7 bilhões de euros), feita há 12 dias, foi negada por ser "coxa". A Vivo representa metade das receitas da PT e possui 52 milhões de clientes, mais da metade da meta estabelecida pelo grupo nos países onde atua até 2011.

Ainda segundo esse executivo, a PT não precisa vender sua participação porque já desfruta do controle estratégico da Vivo (os espanhóis cuidam da gestão operacional da operadora). Ela tampouco precisa comprar a parcela dos espanhóis.

Apesar disso, a companhia portuguesa está se preparando para uma capitalização, caso surja a oportunidade de adquirir a parte da Telefónica. Isso aconteceria se a operadora espanhola mudasse os planos e trocasse a Vivo pela TIM.

Leia a reportagem completa na Folha deste sábado.

Assine a Folha