Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2011 - 11h18

Centenas de estudantes protestam contra Monti na Itália

Publicidade

DA REUTERS

Centenas de estudantes protestaram na capital financeira italiana em Milão contra o que chamaram de "governo de banqueiros" liderado pelo novo premiê Mario Monti nesta quinta-feira. As manifestações terminaram em confrontos com a polícia.

Luca Bruno/Associated Press
Estudantes entram em confronto com policiais em Milão
Estudantes entram em confronto com policiais em Milão

Os manifestantes disparavam fogos de artifícios contra as forças de segurança tentando impedir os policiais de se aproximarem do campus da Universidade de Bocconi, dirigida por Monti e símbolo de seu gabinete de tecnocratas formado para conter a crise da dívida na Itália.

A polícia respondeu a ofensiva estudantil com agressões com cassetetes. Durante o confronto, um jornalista ficou ferido pelos fogos de artifício.

Os estudantes presentes também jogavam ovos e notas falsas de dólar americano no prédio da associação italiana do setor bancário, de acordo com a agência de notícias AGI. Entre gritos entoados estavam "Não queremos que os bancos governem" e "o governo de Monti não é a solução".

Também houve registros de manifestações em Turin, Roma, Palermo e Bari, tendo como alvo universidades onde ministros de Monti costumavam dar aulas, agências bancárias e repartições fiscais.

O novo premiê chegou em substituição a Silvio Berlusconi, que renunciou após grande pressão por desconfianças quanto à sua competência para frear o avanço da crise no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página