Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2011 - 10h54

Africanos e iranianos impulsionam narcotráfico na Ásia, diz ONU

Publicidade

DA REUTERS, EM BANCOC

Quadrilhas internacionais da África e do Irã estão se infiltrando no próspero mercado ilegal de metanfetaminas do sudeste asiático, informou um relatório da ONU nesta terça-feira.

Os estimulantes do tipo anfetamina (ATS, na sigla em inglês), incluindo as anfetaminas propriamente ditas e as metanfetaminas, se tornaram a droga mais difundida em várias partes do sudeste e leste asiático nas últimas duas décadas, substituindo drogas à base de plantas, como a heroína, o ópio e a maconha, segundo o Escritório da ONU para Drogas e Crimes.

Os estimulantes são fáceis de fabricar, usando diversas matérias primas e substâncias químicas precursoras, e geram lucros com poucos investimentos, segundo a ONU.

A maioria dos países da região relatou um aumento no uso de drogas em 2010, disse a agência, e a fabricação de entorpecentes também prosperou, apesar da interdição de 442 laboratórios e da apreensão de 136 milhões de comprimidos.

Quadrilhas africanas que costumavam vender cocaína e heroína se diversificaram para o tráfico de ATS, ao passo que o Irã foi apontado como uma ameaça significativa em termos de ampliação do narcotráfico na região, disse o relatório.

"Grupos africanos estão envolvidos no tráfico de metanfetamina cristalina, ecstasy e heroína para a Indonésia, e usam o Camboja como centro para transações financeiras e para a distribuição de drogas ilícitas para a Indonésia", detalhou o escritório da ONU.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página