Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2011 - 09h35

Ao menos 15 morrem em explosão na Nigéria; 2ª igreja é atingida

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Uma explosão em uma igreja católica na Nigéria deixou ao menos 15 mortos neste domingo de Natal, informaram as autoridades do país. O incidente ocorreu durante uma missa em celebração às festividades natalinas em uma cidade próxima à capital, Abuja. Pouco tempo depois, uma segunda explosão foi relatada perto de uma igreja na cidade central de Jos.

O porta-voz da Nema (sigla em inglês para Agência de Gerenciamento de Emergências Nacional, em tradução livre), Yushau Shuaib, e o porta-voz da polícia local, Richard Oguche, afirmaram que a primeira explosão aconteceu na igreja de Saint Theresa, na cidade de Madalla.

Shuaibu afirmou que as autoridades nigerianas estavam tendo dificuldade para lidar com o incidente e que não havia ambulâncias suficientes para socorrer todas as vítimas. Segundo ele, a explosão aconteceu no lado de fora da igreja, mas afetou muito o edifício.

"Estamos retirando os mortos e feridos do local, mas infelizmente não temos ambulâncias suficientes. A maior parte de nossas ambulâncias foram realizar operações nas rodovias maiores do país", disse.

Em Jos, o porta-voz do governo, Pam Ayuba, afirmou que uma explosão ocorreu perto da igreja Mountain of Fire (Montanha de Fogo, em tradução livre), e tiros foram ouvidos pouco tempo depois. Ao menos um policial se feriu no incidente.

A segurança na Nigéria foi reforçada depois do aumento da violência entre militantes islâmicos e soldados no norte do país.

Os nigerianos têm enfrentado uma série de atentados e ataques por uma seita radical muçulmana conhecida como Boko Haram. O movimento é responsável por pelo menos 465 mortes em 2011, de acordo com levantamento da agência de notícias Associated Press.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página