Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2012 - 08h11

EUA consideram construtivas reuniões entre israelenses e palestinos

Publicidade

DA EFE, EM JERUSALÉM

O Departamento de Estado dos Estados Unidos qualificou na quarta-feira de "construtiva" a primeira rodada de reuniões entre palestinos e israelenses sob os auspícios da Jordânia, em uma nova tentativa de reativar as conversas de paz diretas.

A porta-voz do departamento, Victoria Nuland, ressaltou que o encontro de terça-feira, em Amã, é "o mais importante ocorrido até o momento e vai continuar acontecendo". "Esperamos que uma nova rodada destas conversas diretas aconteça em 6 de janeiro e que o diálogo continue", acrescentou.

O encontro aconteceu na capital jordaniana com a participação do ministro das Relações Exteriores jordaniano, Nasser Yudeh, e os negociadores palestino, Saeb Erekat, e israelense, Izhak Moljo, que se reuniram pela primeira vez em 16 meses.

Anteriormente, os dois negociadores haviam participado de um encontro com representantes dos EUA, Rússia, União Europeia e ONU, que formam o chamado Quarteto para o Oriente Médio.

"Continuamos pensando que o objetivo das conversas deve estar focado principalmente em território e segurança, e que ambas as partes devem trabalhar rumo a propostas integrais que possam servir de base para a negociação", disse Nuland.

A americana ressaltou ainda que palestinos e israelenses "devem trabalhar conjuntamente para aumentar a confiança mútua" e que os EUA desejam "preservar nos próximos encontros o bom ambiente que começou em Amã".

A aspiração do Quarteto é ver propostas concretas de ambas as partes no dia 26 de janeiro e que se estabeleça um calendário para chegar a um acordo final antes do fim de 2012.

A Autoridade Nacional Palestina se retirou das últimas negociações diretas de paz, em setembro de 2010, após Israel ter rejeitado a extensão de uma moratória na construção de assentamentos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página