Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2012 - 13h38

Subsecretário de Estado italiano renuncia por corrupção

Publicidade

DA ANSA
DA FRANCE PRESSE

O subsecretário do Conselho de Ministros da Itália, Carlo Malinconico, apresentou nesta terça-feira sua renúncia ao cargo, após denúncias da imprensa local.

Os jornais italianos publicaram que Francesco De Vito Piscicelli, um empresário do ramo de construção investigado por corrupção, teria pagado a Malinconico uma estadia em um renomado hotel da Toscana.

A renúncia foi anunciada depois de uma reunião entre o subsecretário e o primeiro-ministro do país, Mario Monti, convocada pelo próprio chefe de Governo diante das publicações na imprensa.

Malinconico já exerceu o cargo de presidente da Federação Italiana de Editores de Jornais. Piscicelli, por sua vez, é investigado em um processo sobre licitações para a Cúpula do G8 realizada na Itália em 2009.

Trata-se da primeira renúncia de um membro do gabinete de tecnocratas presidido desde novembro pelo economista Monti, encarregado de salvar a Itália da crise do euro.

"O subsecretário apresentou sua renúncia para poder defender melhor sua própria imagem e sua honra e proteger a credibilidade e eficácia do governo", disse em um comunicado o governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página