Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2012 - 08h46

Atentado provoca morte de pelo menos seis no Afeganistão

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um ataque suicida provocou pelo menos seis mortes em Kandahar, no sul do Afeganistão, nesta quinta-feira. A região onde ocorreu o atentado é reduto do grupo armado Taleban.

Segundo o chefe de polícia da província, Abdul Razaq, afirmou que um homem portava os explosivos e se aproximou do portão do aeroporto da cidade para detoná-los. O oficial afirma que o objetivo era um blindado de tropas da Otan, a aliança militar do Ocidente.

Os mortos são todos civis. O comandante das forças da Otan confirmou que nenhum militar estrangeiro perdeu a vida no ataque. O Taleban reivindicou a ação.

HELMAND

Na quarta (18), outros dois ataques causaram a morte de 17 pessoas na província de Helmand, vizinha a Kandahar. Nas ações, quatro policiais e um responsável dos serviços de inteligência perderam a vida, em mais um atentado reivindicado pelo Taleban.

O grupo armado continua a atuar com violência, apesar da disposição de começar as negociações de paz com o governo afegão. No início deste mês, a organização terrorista anunciou que pretende montar um escritório internacional para participar das mediações com autoridades de países ocidentais.

A medida é o ponto inicial de uma tentativa de terminar a guerra no país, que dura mais de dez anos, desde que tropas de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos ocuparam o Afeganistão. A ação militar começou após os atentados do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página