Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2012 - 05h21

Retirada de "indignados" termina com 20 detidos em Londres

Publicidade

DA EFE

Vinte pessoas foram detidas nesta terça-feira após a retirada das tendas dos "indignados" em frente à catedral de St. Paul, no leste de Londres, embora o despejo tenha transcorrido de maneira "pacífica", informou a polícia.

O templo anglicano recupera hoje a normalidade após quatro meses de atenção midiática pela decisão do grupo "Occupy London" de montar em 15 de outubro tendas de campanha em sinal de protesto pelos excessos do capitalismo.

A polícia se apresentou diante da catedral na primeira hora de hoje para despejar os manifestantes depois que a Justiça britânica deu sinal verde para retirá-los do local.

Dylan Martinez/Reuters
Polícia de Londres começa a retirada das barracas do Occupy London, após três meses de acampamento
Polícia de Londres começa a retirada das barracas do Occupy London, após três meses de acampamento

Um porta-voz da polícia do centro financeiro de Londres disse hoje que uma "pequena minoria de manifestantes obstruiu o trabalho" dos responsáveis pelo despejo, e 20 pessoas acabaram detidas por volta de 1h30 (horário de Brasília), mas a fonte ressaltou que "a operação foi amplamente pacífica".

Em 18 de janeiro, o Tribunal Superior de Londres autorizou o despejo dos manifestantes ao aceitar o argumento do centro financeiro de que era preciso abrir passagem aos transeuntes nos arredores da catedral de St. Paul. Já na semana passada o Tribunal de Apelações negou aos indignados a permissão para recorrer no Supremo.

Tanto a Corte Superior como o Tribunal de Apelações consideraram que a expulsão não vulnerava os direitos fundamentais dos manifestantes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página