Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2012 - 19h41

Negociações sobre programa nuclear iraniano ocorrerão em maio, em Bagdá

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã e as grandes potências concluíram neste sábado em Istambul um encontro sobre o programa atômico iraniano, depois de 15 meses sem tocar no assunto.

A única resolução do encontro foi a de que a questão voltará a ser debatida em Bagdá, em 23 de maio, anunciou Catherine Ashton, chefe da diplomacia da União Europeia.

"Nosso principal êxito foi ter determinado a data e o lugar do próximo encontro", afirmou Catherine. O encontro deste sábado foi "construtivo" e serviu para definir um marco para continuar as negociações, disse a diplomata europeia.

O sucesso na nova etapa de negociação dependerá do cumprimento dos compromissos do Irã como signatário do Tratado de Não-Proliferação (TNP) de armas nucleares e de como o país irá prosseguir com o programa civil de energia atômica.

"Falamos sobre o programa nuclear em si e isso é novo. Antes era difícil abordar esse tema. Agora, que temos um marco, vamos poder nos preparar de forma mais concreta. Minha conversa com [Said] Jalili [chefe da delegação iraniana] criou a base para nós avançarmos nesta questão de forma concreta", explicou Catherine.

O encontro deste sábado foi o primeiro tête-à-tête deopis de um ano de hiato entre Irã e o chamado Grupo 5+1. Ele é formado pelos cinco países permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (Estados Unidos, França, China, Rússia e o Reino Unido) mais a Alemanha.

Apesar de não apresentar dados concretos, a reunião de hoje conseguiu retomar o debate da polêmica questão do projeto atômico iraniano.

Países do Ocidente acreditam que o programa é uma brecha para o país desenvolver armas atômicas, enquanto Teerã assegura que só possui objetivos civis e pacíficos.

Comentar esta reportagem

Termos e condições

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página