Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2012 - 20h34

Obama cumprimenta Hollande por vitória na França

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente americano, Barack Obama, cumprimentou neste domingo por telefone o presidente francês eleito, François Hollande, e o convidou para uma reunião em Washington este mês, antes de participar das cúpulas do G8 e da Otan, informou a Casa Branca.

"Obama destacou que espera trabalhar com Hollande e seu governo sobre os desafios econômicos e de segurança comuns", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, em comunicado.

"Obama e Hollande reafirmaram a importância e a durabilidade da aliança entre os povos de Estados Unidos e França", completou o comunicado.

O presidente americano deve promover uma reunião entre os líderes do Grupo dos Oito - que reúne as nações mais ricas do planeta - em Camp David em Maryland entre 18 e 19 de maio, seguida da cúpula da Otan em Chicado em 20 e 21 de maio.

Em sua ligação a Hollande, Obama "propôs que eles se reunissem com antecedência na Casa Branca" para um encontro bilateral, disse Carney.

Hollande foi eleito neste domingo o novo presidente da França, o primeiro socialista em aproximadamente duas décadas, derrotando o atual presidente Nicolas Sarkozy e movimentando o cenário político europeu.

PARABÉNS

Diversos chefes de Estado e de governo europeus e de outras partes do mundo também ligaram para François Hollande. Antes de receber o telefonema de Obama, o socialista ainda foi cumprimentado pelo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti.

O premiê afirmou que deseja "colaborar estreitamente com a França, acima de todo em âmbito europeu, com o objetivo de ter uma união cada vez mais eficaz e orientada ao crescimento econômico".

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, expressou seu convencimento que ambos desenvolverão uma frutífera relação política bilateral e europeia.

A previsão é que Rajoy e Hollande conversem amanhã por telefone para manifestarem mutuamente a intenção da criação de um ambiente de total colaboração entre os dois países, de acordo com o Executivo espanhol.

MERKEL E CAMERON

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro conservador britânico, David Cameron, telefonaram na noite deste domingo para o socialista François Hollande, para cumprimentá-lo pela vitória nas eleições presidenciais francesas.

De acordo com o diretor de campanha do socialista, Pierre Moscovici, Merkel marcou um primeiro encontro com o presidente eleito e incentivou que trabalhassem junto pela relação entre os dois países e pela Europa.

"Merkel o convidou a visitar Berlim, o que fará rapidamente após a posse". Hollande assumirá a presidência até o dia 15 de maio.

Mais cedo, a sede do governo britânico confirmou a ligação de David Cameron para François Hollande.

"O premiê telefonou ao presidente eleito Hollande esta noite para felicitá-lo por sua vitória. Estão impacientes para trabalhar muito estreitamente e para construir uma relação muito próxima, que já existe entre Grã-Bretanha e França", declarou um porta-voz de Cameron.

Segundo o diretor da campanha socialista, Hollande deve conversar por telefone com o presidente americano, Barack Obama, ainda na noite deste domingo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página