Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2012 - 22h58

Militar boliviano que capturou Che disse a guerrilheiro que ele seria julgado

Publicidade

DA EFE, EM LA PAS

Militar boliviano que comandou em 1967 a captura do argentino-cubano Ernesto Che Guevara, Gary Prado Salmón afirmou neste sábado (26) que, um dia antes de sua execução, disse ao guerrilheiro que ele seria julgado.

"Era o lógico de esperar naquele momento." Ele acrescentou que todos os guerrilheiros capturados pelo Exército boliviano estavam sendo julgados no povoado de Camiri, na região oriental de Santa Cruz, e "não tinha havido nenhuma execução" até esse momento.

Em 8 de outubro de 1967, um pelotão militar ao comando do então capitão Gary capturou Che Guevara perto do povoado de Santa Cruz de La Higuera. Um dia depois o revolucionário foi executado por um sargento boliviano.

Gary negou estar presente quando ocorreu a execução e saber que o Exército planejava a execução.

"Quando retornei no dia seguinte [da conversa com "Che"] a La Higuera, já tinham feito a execução", afirmou assinalou o militar.

Gary já tinha narrado este episódio em um livro, publicado em 1987. Recentemente, ele concedeu uma entrevista detalhando a conversa que teve com o guerrilheiro antes da execução, reacendendo a polêmica

O vídeo de Gary se encontra na Videoteca Virtual de História da Bolívia que o Instituto Prisma inaugurou há algumas semanas e que também inclui entrevistas com outros "atores e testemunhas da vida pública boliviana", segundo assinala sua página na internet.

Gary está deficiente e em cadeira de rodas desde 1981 devido a um tiro supostamente acidental de outro oficial no meio de uma operação.

O militar é um dos acusados de ser parte de um suposto complô em 2009 contra o presidente Evo Morales.

Desde então, não pode sair da Bolívia e está em prisão domiciliar, embora seja permitido ir para seu trabalho como professor universitário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página