Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/06/2012 - 20h17

Chávez oficializa candidatura com ato da militância na Venezuela

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, oficializou nesta segunda-feira a candidatura às eleições no país, em outubro, com um ato de militantes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), na capital Caracas. Chávez foi acompanhado de familiares e dirigentes do governo e de seu partido.

Vestido com uma boina vermelha e com um conjunto esportivo com as cores do país, Chávez desfilou em um caminhão aberto com a frase "Chávez, coração da pátria", do Palácio de Miraflores, sede do governo, até o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), onde assinou a inscrição da candidatura, no último dia de postulações.

Fernando Llano/Associated Press
Chávez mostra ata de inscrição nas eleições presidenciais da Venezuela, em que tenta seu terceiro mandato
Chávez mostra ata de inscrição nas eleições presidenciais da Venezuela, em que tenta seu terceiro mandato

O presidente elogiou o papel da comissão eleitoral, afirmando que "nunca na história venezuelana tivemos um árbitro eleitoral do tamanho, da transparência, da qualidade e de compromisso" como o atual. Ele mostrou o documento de inscrição para os militantes que o acompanharam na praça Caracas, no centro da capital.

"Venho aqui cumprir a lei e me comprometo a reconhecer ante a Venezuela e o mundo o resultado das eleições presidenciais", disse.

Chávez aproveitou a ocasião para mostrar sua proposta e dizer que representa "a maioria dos venezuelanos, a construção da pátria independente, livre e socialista". O presidente foi acompanhado de seu irmão, Adán Chávez, das filhas Rosa Virginia e Rosinés e de membros do gabinete, como o vice-presidente, Elías Jaua.

Leo Ramirez/France Presse
Presidente da Venezuela acena para militantes, em primeiro evento público em dois meses, nesta segunda
Presidente da Venezuela acena para militantes, em primeiro evento público em dois meses, nesta segunda

A inscrição eleitoral foi o primeiro ato público de Chávez desde 13 de abril, quando lembrou os 10 anos da tentativa de golpe de Estado de 2002. No período, o mandatário fez duas sessões de radioterapia em recuperação contra um câncer na região pélvica, o qual foi retirado em fevereiro, em Cuba.

CAPRILES

O candidato da oposição à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, registrou neste domingo sua postulação às eleições no país, para enfrentar o atual mandatário Hugo Chávez, que tenta o terceiro mandato. O rival do presidente foi seguido por milhares de militantes em uma caminhada pela capital Caracas.

Capriles, 39, registrou a candidatura com roupas esportivas, após andar 10 km pela cidade, tentando fazer um contraste com o presidente, que se recupera de um câncer na região pélvica, retirado em uma cirurgia em fevereiro. "Em 7 de outubro vamos decidir não entre dois homens, mas entre duas formas diferentes de vida".

Em discurso, o rival de Chávez afirmou estar pronto para ser o presidente venezuelano. "Estou feliz por ter andado esses dez quilômetros de alegria, esperança, vida e fé. Eu desejo me tornar o presidente de todos os venezuelanos, tenho um compromisso com os venezuelanos. Não vou decepcioná-los"

Os militantes ocuparam as ruas com bandeiras e cantando o jingle do candidato. Algumas mulheres usaram camisetas com a frase "futura primeira-dama", uma brincadeira com Capriles, que é solteiro e recebeu diversas propostas de casamento durante a campanha.

As últimas pesquisas apontam vantagem de Chávez, mas com margens díspares, entre cinco e 36 pontos percentuais. O atual presidente tenta seu terceiro mandato, em que ficaria até 2019, completando 20 anos no poder pelo voto democrático.

Ariana Cubillos/Associated Press
Milhares de militantes acompanham inscrição eleitoral de Hugo Chávez, nesta segunda, em Caracas
Milhares de militantes acompanham inscrição eleitoral de Hugo Chávez, nesta segunda, em Caracas
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página