Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2012 - 23h30

Regime sírio admite ter derrubado caça da Turquia em fronteira

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O regime sírio admitiu nesta sexta-feira ter derrubado um caça F-4 da Turquia que entrou no espaço aéreo do país, confirmando as informações do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

"Confirmamos que o alvo foi um avião militar, atingido por um tiro direto após entrar no espaço aéreo sírio. Ele caiu no mar, em águas territoriais sírias, a cerca de 10km da costa da província de Latakia", declarou o Exército sírio, através de um porta-voz consultado pela agência de notícias France Presse.

Osman Orsal/Reuters
Avião F-4 das forças turcas do mesmo modelo do que caiu no Mediterrâneo próximo à costa síria
Avião F-4 das Forças turcas do mesmo modelo do que caiu no Mediterrâneo próximo à costa síria

O militar revelou que os radares sírios detectaram nesta sexta-feira, às 11h40 locais (5h40 em Brasília), um "alvo não-identificado, que entrou no espaço aéreo sírio em alta velocidade e baixa altitude", e que, em seguida, a defesa anti-aérea recebeu uma ordem para abrir fogo.

Equipes de resgate da Turquia e da Síria estão em contato para organizar as buscas aos dois pilotos do avião.

O governo da Turquia informou nesta sexta-feira que o regime sírio derrubou o caça F-4 desaparecido na região de fronteira entre os dois países. O gabinete do premiê Recep Tayyip Erdogan emitiu um comunicado após reunião em Ancara.

"Após avaliar os dados fornecidos pelas instituições responsáveis e os serviços de inteligência obtidos no marco dos trabalhos de busca e resgate, entendemos que nosso avião foi derrubado pela Síria", informa o documento.

CONFIRMAÇÃO

Mais cedo, o premiê turco não pôde confirmar se o avião foi realmente derrubado por forças armadas sírias e nem que a Síria tenha realmente pedido desculpas.

"Quatro dos nossos navios de guerra e alguns navios sírios estão realizando uma busca conjunta na região", disse Erdogan.

Durante a manhã, o Exército sírio admitiu ter derrubado o caça, que violou seu espaço aéreo sobre a cidade litorânea de Latakia, informou um canal de televisão pró-governo.

Um responsável sírio citado pelo canal Al Mayadin, com base no Líbano, garantiu que a defesa aérea síria derrubou uma aeronave turca sobre o distrito de Ras al Basit.

RELAÇÕES TENSAS

A Turquia juntou-se aos Estados Unidos para pedir que o ditador sírio, Bashar al Assad, renuncie ao poder, em meio aos confrontos entre governo e oposição que já mataram 10 mil pessoas em 15 meses, segundo estimativas da ONU.

O governo turco também criou campos de refugiados em sua fronteira para receber os mais de 32 mil sírios que fugiram dos combates.

Essa situação gerou especulações na imprensa nesta sexta-feira sobre o que o avião turco estaria fazendo sobre o território sírio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página