Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2012 - 10h32

Secretário de Defesa dos EUA visita Jordânia para discutir sobre Síria

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, chegou nesta quinta-feira à Jordânia para reforçar a cooperação militar entre os dois países e discutir a crise provocada pelos confrontos na vizinha Síria, que completam 17 meses. A viagem ocorre após visita a Tunísia, Egito e Israel.

Panetta se reunirá com o rei Abdullah 2º e outros membros políticos para avaliar as ajudas militares ao país e monitorar a situação da fronteira com a Síria, em meio à chegada de refugiados ao país e aos enfrentamentos na região limítrofe.

A Jordânia estima que 145 mil sírios chegaram ao país desde o início dos combates entre rebeldes e as forças de segurança do ditador Bashar Assad, o maior número entre os vizinhos do país conflagrado. A ONU (Organização das Nações Unidas) informou na segunda (30) que 276 mil pessoas já saíram do país.

No domingo (29), o país abriu o primeiro acampamento de refugiados em cooperação com o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), com capacidade para 120 mil pessoas, e enviou reforço militar à região para prevenir contra possíveis ataques sírios.

Na sexta (27), uma criança síria foi morta e um soldado jordaniano baleado após disparos efetuados por soldados sírios quando uma família de refugiados tentava entrar na Jordânia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página