Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2012 - 11h06

BCE diz que euro é 'irreversível' e que é 'inútil' especular

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM BERLIM

O conselho de diretores do BCE (Banco Central Europeu) afirmou de forma unânime sua determinação de fazer tudo o que for necessário para preservar a zona do euro, indicou nesta quinta-feira o presidente da entidade, Mario Draghi.

"A decisão de fazer todo o possível para preservar a Zona Euro foi adotada por unanimidade", afirmou Draghi em uma coletiva de imprensa em Frankfurt, depois de anunciar que o BCE está disposto a intervir no mercado da dívida para fazer frente às crise da moeda única.

BCE mantém juros em patamar baixo histórico
Banco central inglês mantém juros apesar de crise
BC americano vê piora da economia, mas ainda não age

Ele advertiu ainda aos investidores que é "inútil" especular contra o euro, que é uma moeda "irreversível".

"Ela fica. Fica. Fica. É inútil apostar contra o euro", enfatizou.

O rendimento do bônus a 10 anos da Itália superou os 6% nesta quinta-feira no mercado da dívida e o da Espanha foram além dos 6,803% devido à decepção provocada pelo anúncio de que o BCE (Banco Central Europeu) não atuará imediatamente para conter a crise da dívida.

MERCADOS

Pouco depois das 10h, o rendimento do bônus italiano subia a 6,161% (contra 5,931%) e o da Espanha passava a 6,803% (contra 6,732%), depois de ter se distendido fortemente nas primeiras horas do dia pelas expectativas geradas pelo discurso do presidente do BCE.

As principais bolsas europeias operavam nesta quinta-feira com baixas que também se acentuaram depois da coletiva de Draghi.

As quedas chegaram a superar os 5% no mercado de Madri e os 2% tanto em Paris quanto em Frankfurt.

Os rendimentos dos títulos da dívida italianos a dez anos superavam, por sua vez, os 6% ano no mercado secundário, e os da Espanha se situavam nos 6,80%.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página