Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2012 - 18h18

Presidente do Equador nega ter decidido sobre asilo a Assange

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente do Equador, Rafael Correa, negou nesta terça-feira ter tomado uma decisão sobre o pedido de asilo do fundador do site Wikileaks, Julian Assange.

A mensagem foi postada no microblog Twitter, rebatendo a informação publicada mais cedo no jornal britânico "The Guardian". A reportagem dizia que Assange receberia asilo no Equador, citando fontes anônimas do governo equatoriano.

"Boato de asilo a Assange é falso. Ainda não há nenhuma decisão a respeito. Espero informe da chancelaria", escreveu Correa, depois de o periódico noticiar, em sua edição eletrônica, que o presidente equatoriano teria decidido conceder o asilo.Rafael Correa disse que tinha previsto falar na quarta-feira com os diplomatas equatorianos em Londres para tomar sua decisão.

A embaixada do Equador em Londres, consultada nesta terça-feira pela France Presse, não quis fazer comentários.

REINO UNIDO

Julian Assange, australiano de 41 anos, é acusado pela Justiça sueca de estupro e agressão sexual. Desde 19 de junho, ele está refugiado na embaixada do Equador na capital britânica.

Na falta de um acordo entre o Equador e o Reino Unido para um salvoconduto, Assange poderá continuar abrigado na embaixada equatoriana por tempo indeterminado.

"O Equador dará asilo a Julian Assange", teria dito ao "Guardian" um "funcionário na capital equatoriana, Quito, ligado às discussões governamentais", mas não identificado pelo jornal.

Na noite desta segunda-feira, o presidente equatoriano havia afirmado que responderia durante a semana ao pedido de asilo do fundador do WikiLeaks.

Também ontem, Correa disse à TV estatal que decidiria nesta semana sobre o pedido de Assange. O chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, declarou antes que seu país anunciaria a decisão sobre o asilo após o fim dos Jogos Olímpicos de Londres.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página