Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2012 - 18h22

Onda de atentados deixa ao menos 58 mortos no Iraque

Publicidade

DA REUTERS, EM BAGDÁ

Pelo menos 58 pessoas morreram neste domingo em ataques em várias regiões do Iraque, entre eles a explosão de um carro-bomba em frente a um consulado da França.

Os conflitos no Iraque diminuíram desde seu auge, em 2006 e 2007, quando a violência sectária causou a morte de milhares de pessoas. Mas sunitas e uma filial da Al Qaeda ainda lançam no país pelo menos um grande ataque por mês, na tentativa de reiniciar as tensões entre xiitas e sunitas após a retirada militar dos EUA, em dezembro passado.

AMARA

O maior ataque deste domingo ocorreu perto da cidade de Amara, 300 quilômetros ao sul de Bagdá, quando dois carros-bomba explodiram em frente a um santuário xiita e a um mercado, causando a morte de pelo menos 16 pessoas, disseram autoridades.

"Até agora, 16 corpos foram trazidos para o hospital, e mais de 100 pessoas ficaram feridas", disse Sayid Hasanain, uma autoridade médica local.

Com o seu principal hospital abarrotado com feridos pelos ataques, mesquitas em Amara utilizaram alto-falantes usados nas orações para pedir a doação de sangue.

DUJAIL e KIRKUK

Em Dujail, 50 quilômetros ao norte de Bagdá, homens armados e um homem-bomba em um carro atacaram uma base militar, matando 11 soldados e ferindo sete, disse a polícia.

Pouco depois, um carro-bomba matou oito pessoas que faziam fila para procurar emprego como guardas policiais em uma empresa de petróleo na cidade de Kirkuk, 250 quilômetros ao norte de Bagdá, disse a polícia.

Marwan Ibrahim/France Presse
Homens observam carro que explodiu perto de uma companhia de petróleo, nas proximidades de Kirkuk
Homens observam carro que explodiu perto de uma companhia de petróleo, nas proximidades de Kirkuk

Kirkuk foi atingida por várias explosões. Um carro-bomba e uma moto-bomba foram detonados do lado de fora de uma delegacia de investigação criminal, matando sete pessoas e ferindo 40. Também houve mortes em Baquba, Samarra, Basra e Tuz Khurmato.

NASSIRIYA

Um carro-bomba explodiu em frente a um edifício consular francês na cidade de Nassiriya, 300 quilômetros ao sul de Bagdá, matando um policial e ferindo outros quatro, disseram autoridades. O cônsul, que é cidadão iraquiano, não estava no local no momento do ataque.

Reuters
Policiais iraquianos vistorial local onde carro-bomba explodiu em Nassiriya, 300 km de Bagdá, no Iraque
Policiais iraquianos vistorial local onde carro-bomba explodiu em Nassiriya, 300 km de Bagdá, no Iraque

Outras duas pessoas morreram e três ficaram feridas na explosão de outro carro-bomba na cidade.

Desde a retirada das tropas norte-americanas, insurgentes têm escolhido alvos importantes para os ataques, incluindo santuários xiitas ou edifícios militares e públicos, para mostrar que eles ainda podem realizar ataques coordenados e minar o governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página