Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2012 - 19h09

Presidente espanhol diz que não aceitará imposição sobre aonde fazer cortes

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM MADRI

O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, disse nesta segunda-feira que a Espanha não aceitará imposições com relação aos setores nos quais o país deverá realizar seus cortes de ajuste orçamentário em troca de um eventual resgate global.

"Não posso aceitar que nos digam aonde temos ou não que reduzir", afirmou Rajoy em sua primeira entrevista televisiva desde que chegou ao poder em dezembro.

Depois que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou na semana passada seu novo programa de compra de dívida para os países mais frágeis da zona do euro, o governo espanhol espera conhecer as condições da ajuda antes de decidir se opta por ela, disse.

"O BCE tomou uma decisão muito importante e logicamente o governo tem que estudá-las muito bem", afirmou Rajoy, pedindo prudência.

"As condições não são feitas pelo BCE sem o conjunto dos países da União Europeia", recordou, aludindo aos próximos encontros com o Conselho Europeu dos próximos dias 18 e 19 de outubro.

AUSTERIDADE

Rajoy, cujo governo decidiu um plano de austeridade que recolherá 102 bilhões de euros em ajustes até 2014, teve que resignar-se a tomar medidas econômicas exigidas pela Comissão Europeia e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), como o aumento do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), as quais havia resistido durante muito tempo.

"Minha intenção é manter as pensões nos próximos orçamentos", insistiu ante os seis jornalistas de diversos meios de comunicação espanhol que o interrogavam. "Se há algo no qual não tocarei são as pensões", completou.

Rajoy afirmou ainda que o país cumprirá com suas metas de deficit, de 6,3% do PIB para este ano e 4,5% em 2013.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página