Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2012 - 22h40

Prefeito da capital de Nova Jersey é preso por corrupção

Publicidade

DA REUTERS, EM TRENTON

O prefeito da cidade de Trenton, capital do Estado norte-americano de Nova Jersey, foi preso em sua casa nesta segunda-feira e indiciado por receber propina, num caso relacionado com a proposta de construção de um estacionamento em terras pertencentes ao município.

O prefeito Tony Mack, seu irmão, Ralphiel Mack, e o sócio Joseph Giorgianni são acusados de aceitar 119 mil dólares de um homem que se passou por um incorporador, segundo o promotor público federal para Nova Jersey, Paul Fishman.

O irmão do prefeito e Giorgianni agiram como intermediários para o suposto incorporador e seu consultor, que estavam cooperando com as autoridades, disse Fishman em uma entrevista coletiva à imprensa em Trenton.

Reuters
O prefeito da cidade de Trenton, no Estado de Nova Jersey, Tony Mack; ele é acusado de corrupção
O prefeito da cidade de Trenton, no Estado de Nova Jersey, Tony Mack; ele é acusado de corrupção

O negócio envolvia a venda ao incorporador de uma propriedade municipal situada a cerca de duas quadras da corte federal por uma fração de seu valor, em troca de dinheiro, disse o promotor.

Ralphiel Mack agiu como mensageiro, segundo Fishman, e Giorgianni era o homem encarregado de recolher o dinheiro sujo. Tony Mack, 46, Ralphiel Mack, 39, e Giorgianni, 63, receberam 54 mil dólares do suborno e ainda iriam pegar mais 65 mil dólares, disse ele.

As prisões são o último episódio nebuloso na reputação de um Estado que teve dezenas de pessoas presas em 2009, incluindo três prefeitos e vários rabinos, em uma investigação de um vasto escândalo de lavagem de dinheiro e corrupção.

Tony Mack foi preso por volta de 6h30 desta segunda-feira em sua casa na cidade de Newark. Giorgianni também foi detido e Ralphiel se entregou, disseram autoridades.

Tony Mack vem sendo acusado por críticos de nepotismo e má-administração dos recursos desde que assumiu o cargo em Trenton, em 2000, cidade de 85 mil habitantes afetada pelo crime e depressão econômica.

Todos os três apareceram perante o juiz Douglas Arpert, que concedeu a liberdade aos dois irmãos sob o pagamento de fiança de 150 mil dólares cada um. Não foi estabelecida de imediato fiança para Giorgianni, que já responde a um outro processo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página